EMEB Monteiro Lobato organiza festa das vogais para alunos da Educação Infantil

Com o objetivo de qualificar o contato com as letras na Educação Infantil, as professoras do Pré I da Escola Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato, de Xanxerê, organizaram para o primeiro semestre deste ano inúmeras experiências, sendo a principal delas a festa das letras.

Os alunos foram inseridos em diferentes contextos de contato com as letras, trabalhando num primeiro momento as vogais. Os espaços e as interações foram organizados a partir da compreensão da necessidade de experiências e de vivências acolhedoras aos interesses das crianças e rica em possibilidades, tais como exploração na sala de aula, traçados de vogais com tinta guache, palitos, folhas de árvores coletados na natureza, massa de modelar, tampinhas recicladas, contação de histórias, brincadeiras, músicas.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, destaca a importância da organização destes momentos para a Educação Infantil, principalmente quando se refere à exploração dos espaços externos e as vivências de aprendizagem. “Precisamos garantir as aprendizagens necessárias para cada faixa etária e nível de ensino. Temos a certeza, no entanto, que a Educação Infantil de nosso município está permanentemente incluindo os alunos neste processo e fornecendo de muitas formas as interações e explorações necessárias ao seu desenvolvimento.”