Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Xanxerê realiza roda de conversa

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Xanxerê realizará no dia 25 de março, uma roda de conversa com o tema “Desafios, conquistas, superação e luta por equidade”. O evento será realizado a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Xanxerê.

Segundo a presidente do conselho, Karen Cristina Kintschner, o objetivo é criar um movimento junto às entidades e órgãos, que conscientize a população sobre as violências, para além do mês de março. Karen destaca que o mês de março é marcado por muitas lutas. “O Conselho tem trabalhado incansavelmente para ainda este ano apresentar o Plano Municipal de Política para as mulheres. Já convocamos os órgãos e entidades que atendem a mulher em situação de violência, para encaminhar um representante para a nossa comissão de estudo do plano, e a partir dessa representação, estudarmos o Diagnóstico Municipal”.

Karen relatou ainda que o estudo do plano começou há alguns anos, e a parte textual está pronta, porém a dificuldade está no levantamento de informações que vão além do que se registra oficialmente. “Muitas mulheres ainda não conseguem denunciar, pois apesar dos avanços, ainda vivemos uma realidade velada de violência. Essas mulheres precisam ser compreendidas dentro desse estudo, pois quando falamos de mulheres, não podemos excluir nenhuma. O plano precisa falar de autonomia financeira, de igualdade, das violências e como combatê-las ou diminuir os índices alarmantes, e o principal, como incluir na Educação do município, esse tema tão delicado, mas urgente e necessário”.

Com o Plano Municipal, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Xanxerê visa garantir às mulheres mais dignidade, acolhimento e o principal, responsabilizar a sociedade de um papel importante, que é de cuidar das pessoas, pois as violências afetam o cotidiano, e quem faz parte dela.