Alunos de escolas da rede municipal de ensino participam da gincana “Educação Fiscal”

Alunos de
Alunos das EMEBs Nossa Senhora Aparecida e Janete Cassol estiveram participando nesta semana da gincana “Educação Fiscal” através do Projeto Educação Fiscal e Cidadania. A ação foi realizada pela Receita Federal do Brasil e Unoesc Xanxerê, através do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) com demais estudantes matriculados no 9º ano nas escolas públicas estaduais e municipais da região.
O tema da gincana foi “O Retorno dos tributos à sociedade”, a qual objetivou estimular a convivência social a partir do entendimento da pluralidade do ambiente social e da correspondente liberdade de expressão de cada um.
Além disso, a intenção foi promover tarefas para conscientizar os mesmos para o pagamento dos tributos como um dos instrumentos do pleno exercício da cidadania, bem como estimular a consciência do retorno tributário, por meio da percepção dos mecanismos controle da gestão pública.
A gincana visa também despertar o lado artístico-cultural dos participantes, desenvolver ações de educação fiscal e cidadania, exercitar o espírito de liderança e motivação e valorizar a participação de todos os envolvidos tendo como premissas a educação fiscal, a importância da Receita Federal como órgão que contribui para o exercício da cidadania, a Unoesc Xanxerê, Secretaria Municipal de Educação e escolas participantes das gincanas.
Cada prova tem uma pontuação e ao final das provas a equipe que somar maior número de pontos será a campeã. A divulgação dos resultados e entrega da premiação será no mês de novembro.
A secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Corrêa, enfatiza a importância do projeto, pois oportuniza aos alunos o conhecimento referente aos tributos que são pagos e principalmente o retorno que isso gera para a população. “Gostaríamos de parabenizar a expressiva participação e envolvimento dos alunos, professores e direção das escolas e também a interação nas atividades propostas no projeto”.