Corujão da Saúde: mais de 1700 exames reprimidos serão realizados nesta primeira etapa

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por exames especializados, começou a funcionar nesta segunda-feira (08) a noite em Xanxerê o Corujão da Saúde. Os exames serão realizados após às 18 horas e também aos sábados, possibilitando aos pacientes fazer o exame com mais comodidade após o horário comercial.

O Corujão da Saúde será executado por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com prestadores de serviços de saúde realizando 1747 exames de ultrassonografia, densitometria, audiometria, Bera, ressonância magnética, endoscopia e videolaringoscopia somente nesta primeira etapa do programa.

O prefeito Oscar Martarello salientou que o Corujão da Saúde é um importante programa e que vai beneficiar um grande número de pessoas, reduzindo o tempo de espera por um exame. “A nossa população ganha com o Corujão por ter um atendimento mais rápido e com a possibilidade de fazer no horário noturno, e o município ganha por conseguir fazer esse atendimento com um menor custo, sem o deslocamento para outros municípios, contando com a parceria de empresas prestadoras de serviços locais”.

A paciente Luciane Gheno estava aguardando há seis meses para fazer uma ressonância dos dois ombros para poder confirmar o diagnóstico e poder fazer o tratamento. “A iniciativa da Secretaria da Saúde em possibilitar fazer o exame depois do horário comercial é muito boa, pois a grande maioria das pessoas trabalha fora o dia todo e com esse horário estendido facilita muito para o paciente fazer”.

“Com o Corujão poderemos atender àqueles pacientes que estão há algum tempo aguardando exames para fins diagnósticos, zerando a fila de exames que estavam reprimidos e permitindo agilizar o tratamento”, destacou a Secretária Municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro.

São parceiros da Secretaria Municipal de Saúde nesta primeira etapa do programa a Clínica de Diagnósticos Via Imagem, Clínica CEMED, Clínica de Diagnósticos Silvana, Listoni e Derossi e demais clínicas credenciadas na cidade de Chapecó que prestam serviços ao município e que estão habilitados via consórcio de saúde.

Acompanharam o lançamento o vice-prefeito Adenilso Biasus, o presidente da Câmara de Vereadores Sergio de Souza Nunes, o Diretor Técnico Diego Corso, a Diretora de Avaliação, Controle e Auditoria Cleci Zanin e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Caroline Cenzi.