Xanxerê ganha destaque especial em recém-inaugurado Instituto no sul do Estado

Xanxerê ganhou destaque no Museu Escola Gabriel Garcia, que conta através dos mais de mil troféus e medalhas, vídeos, fotos e outras raridades, a belíssima história do único brasileiro tricampeão mundial de maratonas. Situado na quase centenária casa da família do atleta, compositor e poeta, em Imbituba, no Sul do Estado, o Instituto tem hasteada a bandeira xanxerense logo na entrada e sedia sua Escola de Atletismo, onde Gabriel ensina tudo que aprendeu a crianças, atletas iniciantes e projetos esportivos.

Além da técnica apurada, resistência e obstinação demonstrada na vitoriosa carreira de corredor, Gabriel também se destaca no campo das letras. Seu Instituto expõe relíquias do lado poeta e cívico do esposo e pai de família que também é um entusiasta da cultura de bandeiras de países e demais símbolos nacionais, estaduais e municipais.

Autor do belo hino de Xanxerê, bem como dos municípios de São Domingos e Imbituba, o imbitubense fez questão de fixar a bandeira xanxerense em destaque no Museu, revelando seu enorme carinho pelo município do Oeste catarinense.

“É uma imensa honra fazer parte da gloriosa história de Xanxerê! Sou, imensamente, grato a Deus e aos xanxerenses por isso. Como lembrança desse laço afetivo, tenho a bandeira deste querido município logo na entrada do meu Instituto, onde está contada toda a minha história de vida e conquistas. Tenho Xanxerê em meu coração, para sempre”, afirma, emocionado, o atleta de 77 anos.

Sem esconder o carinho e a gratidão pela Capital Estadual do Milho, o compositor também demonstrou muita admiração por Xanxerê.  “Além de ser muito bonito, é um dos municípios que mais cresce em Santa Catarina, isso sem deixar de aumentar a cada dia a qualidade de vida de seus moradores, que é uma das melhores do Estado”, completa.

Além da “sala dourada”, reluzente exposição das premiações conquistadas nos 40 anos de carreira, 95% delas recebidas no lugar mais alto dos pódios, o Museu também encanta os visitantes ao expor relíquias como roupas e tênis usados nos principais títulos. O local ainda oferece ao público experiências audiovisuais que narram a trajetória do multicampeão através de reportagens das principais emissoras de TV e portais de internet, além de recortes de matérias de grandes jornais e revistas.

Fotos raras de família e das fases de jogador de futebol amador e carnavalesco, bem como do maratonista brilhando em diversos lugares do mundo, também ajudam a contar a história do catarinense que conquistou por três vezes o Mundial de Atletismo Master (World Masters Athletics): nos EUA, em 2011; no Brasil, em 2013; e o tri, na Austrália, em 2016.

Desde sua emocionante inauguração, que reuniu mais de 200 admiradores, o Instituto é visitado por grupos de estudantes de escolas, moradores de Imbituba, atletas e turistas. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (48) 991698681.

FONTE: ASCOM – Cleber Latrônico