Governo do Estado e Prefeitura de Xanxerê inauguram CRAS no bairro Sufiatti

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (18) o Centro de Referência de Assistência Social no bairro Sufiatti, o qual oferece atendimentos a indivíduos e famílias que residem nos bairros João Winckler, Frederico Ferronato, Bela Vista, Vista Alegre, São Romero, Sufiatti, Santos Dias, Santa Cruz, Aparecida, Monte Castelo, João Tonial, Maria Winckler e parte do bairro Matinho.

Durante 05 anos o CRAS I esteve ativo em espaço alugado pela Prefeitura de Xanxerê, sendo possível a manutenção do atendimento à população até a conclusão da obra, no ano de 2020. Atualmente o CRAS I faz em média de 480 atendimentos mensais no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e oferece atividades no contra turno escolar para crianças de 06 a 12 anos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O ato contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Habitação, Claudinei Marques, o qual enfatizou que o Governo do Estado está inaugurando 13 CRAS, 02 CREAS no estado e está com mais 10 CRAS em licitação com o objetivo de tirar as sedes que estão em aluguel e fazer sede própria, aliviando os cofres dos municípios e proporcionando mais dignidade aos trabalhadores dos espaços e população que é atendida. “Estamos buscando fazer o melhor pela população e vamos avançar cada vez mais”.

O Vice-prefeito de Xanxerê, Adenilso Biasus, que representou o prefeito no evento, salientou que a gestão pública precisa ser eficiente para proporcionar bons resultados. “Precisamos reconhecer a grandeza e a estratégia que o atual governo está dando para a área da Assistência Social, uma área fundamental, principalmente em razão do número de famílias em vulnerabilidade social que são atendidas”.

Biasus finalizou salientando que é sabedor da sensibilidade dos gestores e disse ter certeza que o Governo do Estado vai olhar Xanxerê e região com essa sensibilidade. “Somos uma região produtora, a 5ª maior cidade do Grande Oeste, com um bom potencial de crescimento. Temos um planejamento muito claro de transformar Xanxerê no 2º maior município do Grande Oeste em no máximo 10 anos”.

Estiverem presentes também na solenidade de inauguração do CRAS do bairro Sufiatti o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Luciano Buligon, o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sérgio de Souza Nunes, a Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Contini, a Secretária Municipal de Educação, Vera Lucia Correa, o Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços, Leandro Marzari Silva, a Supervisora do CRAS, Jonete dos Santos, os vereadores Alcedir Rama, Evandro Saibro, Rogério de Oliveira, Vilmar Zarembski, a Presidente da ACIX, Irene Sá Affolter, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Coordenadora de Proteção Básica, Luciane Bandeira.