Secretaria de Saúde inicia atualização cadastral da população através dos Agentes Comunitários de Saúde
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) possui um papel muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de saúde da Atenção Primária à Saúde e a comunidade. Atualmente o município de Xanxerê conta com cerca de 46 ACS atuando ativamente por meio das visitas domiciliares, cadastramento da população, atualização de dados, realização de atividades educativas em saúde, entre outros.
A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. As ações educativas durante a visita domiciliar fazem parte do seu dia a dia e têm como objetivo final contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, aproximando a população do serviço de saúde.
Compreendendo a importância da visita domiciliar e da manutenção dos cadastros da população sempre atualizados, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu um instrumento pelo qual será possível o cidadão realizar seu cadastro de maneira eletrônica.
Quando não conseguir contato com a família em seu domicílio, o Agente Comunitário de Saúde irá distribuir um flyer que contém um código QR-Code. Ao apontar a câmera do celular para esse código, o cidadão será direcionado a uma página na qual irá preencher com nome, endereço e telefone. Após o preenchimento desses dados, o ACS entrará em contato para agendar a visita domiciliar e, dessa forma, efetivar a atualização cadastral do cidadão, e poderá auxiliar o cidadão no esclarecimento de dúvidas, agendamentos de consultas, exames, entre outros.
O cadastro da população, que é realizado pelo Agente Comunitário de Saúde, é uma exigência do Ministério da Saúde para o repasse de recursos financeiros ao município, os quais indispensáveis ao bom funcionamento dos serviços de saúde e todo cidadão deve manter seu cadastro atualizado, independentemente da sua condição socioeconômica.