Escolas Nossa Senhora Aparecida e Janete Cassol dão início ao Programa Cooperativas Escolares

Com o objetivo de proporcionar para as crianças e adolescentes vivências e experiências sobre os valores e princípios do cooperativismo, como liderança, conhecimento, criatividade e cidadania, utilizando uma metodologia de jogos, teve início na última semana o Programa Cooperativas Escolares.

O Programa Cooperativas Escolares é uma parceria entre a Prefeitura de Xanxerê e a Fundação Sicredi. Na Rede Municipal de Ensino o programa será desenvolvido com alunos do 6º e 7º anos das Escolas Nossa Senhora Aparecida e Janete Cassol, com encontros semanais no contraturno escolar. No total, já são mais de 80 municípios e 4.100 estudantes que aderiram ao programa.

A Cooperativa Escolar, é uma iniciativa de caráter educativo, sem fins lucrativos, formada pela união voluntária de crianças e adolescentes que realizam atividades sociais, econômicas e culturais.

Conforme destaca a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, esta parceria é de suma importância para a Educação do município, visto que colabora para que os temas de relevância sejam evidenciados e trabalhados junto aos alunos. “Compreendemos que nossos alunos, como futuros cidadãos, precisam ter maturidade para lidar com questões de ordem financeira e que atualmente afetam grande parte da sociedade.”