Secretaria de Educação realiza 2ª edição do projeto “De miúdos em miúdos – compartilhando experiências”

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define no Currículo da Educação Infantil a instituição dos direitos de Aprendizagem e desenvolvimento que deverão ser garantidos a partir de oportunidades para que as crianças vivam experiências que as levem a apropriação e ressignificação da cultura através das diferentes linguagens.

Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê vem trabalhando a condição peculiar de desenvolvimento por meio da ressignificação no trato das questões ligadas à primeira infância de cada criança seja respeitada.

Em julho de 2022 foi iniciado o projeto “De miúdos em miúdos – compartilhando experiências”, reunindo toda a Educação Infantil da rede municipal de ensino para uma troca de experiências elaboradas a partir da construção do Currículo Municipal.

Para a coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Fabiana Mascarello, a Pedagogia da Escuta é uma abordagem acolhedora e enriquecedora para propor uma prática educativa interessante, cujo papel do professor é agir por meio do amor e do respeito, possibilitando à criança se expressar livremente em sala de aula. “Escutar, nesse sentido, é dar vez e voz aos alunos que se encontram no processo de ensino-aprendizagem, caracterizando assim, uma escuta sensível”.

Fabiana destaca ainda que a criança é um sujeito ativo que tem vez, tem voz e precisa contribuir na formação do currículo, com a sua fala autônoma, relatando suas preferências que devem ser reconhecidas. “O importante não é uma criança de 4 ou 5 anos saber reproduzir o que está no quadro negro ou se ela tem uma letra esteticamente bonita ou reconhece todas as letras do alfabeto. É preciso que ela saiba falar sobre seus sentimentos, saiba dialogar, demonstre solidariedade, consiga movimentar-se entre os espaços, demonstrando compreensão do que vê, porque em algum momento foi possível que fizesse descobertas, consiga com autonomia manusear seus pertences, porque o ambiente foi suficientemente estimulador, consiga entender comandos, porque brincou o suficiente”.

A capacitação contou com a apresentação dos alunos do CEMEI Novo Horizonte, os quais pintaram telas ao som da música Aquarela antes da solenidade de abertura. Durante a solenidade, houve apresentação dos alunos do CEMEI Lídia Bortoluzzi com a participação do gaiteiro Dionatan Gomes de Vargas.

“Vinha hoje cedo para cá imaginando e pensando o quanto mudou a forma de ver, pensar da população xanxerense de 2021 para cá. As pessoas criticavam muito, estavam revoltadas com Xanxerê, não apenas com a prefeitura. Faltava harmonia. E hoje chegamos em um momento de excelência que acredito ser o melhor nestes quase 70 anos de emancipação de Xanxerê. Fruto do trabalho de cada um de vocês. E deu para perceber isso claramente quando chegamos aqui hoje cedo, com a mostra do que vem sendo feito, com as crianças se apresentando ao som da música Aquarela. Parece que a nossa mente fica limpa e a nossa alma se esvazia por um lado e se enche por outro lado, há uma magia nisso. E isso não conseguimos comprar em nenhum lugar, isso é construído em nossa alma, em nosso coração”, disse emocionado o prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello.

A secretária de Educação de Xanxerê, Vera Lúcia Corrêa, destacou que a qualidade na educação infantil se dá pela vivência, pela maneira de mudar o olhar e a forma de pensar dos alunos. “Precisamos trabalhar muito para fazer com que as crianças desenvolvam suas potencialidades

Essa troca de experiência de hoje deve vir para nos fortalecer e para que possamos fazer o melhor por nossas crianças”.

A Coordenadora dos Cursos de Pedagogia, Artes e Educação Física da Unoesc Xanxerê, Ana Paula Scherer, ressaltou a importância do evento, momento de muitas experiências, partilhas e muito conhecimento. “É bom ver os frutos de todo um processo educativo, de experiências exitosas. Ressignificar nossa prática pedagógica e transformar vidas, não apenas das crianças, mas da família e comunidade que nos cercam”.