Secretaria de Educação capacita servidores sobre segurança nas escolas e saúde mental

Com o objetivo informar e orientar todos os servidores referente a segurança nas escolas e assuntos envolvendo a saúde mental, a Administração Municipal de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quarta-feira (17) uma capacitação para todos os servidores da rede Municipal de Ensino com a temática “Valorização da Vida.”

A capacitação está entre algumas das ações ajustadas pelo Comitê Regional de Segurança nas Escolas formado por representantes da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Promotoria de Justiça, Defesa Civil, Colegiado Regional de Defesa Civil e Colegiado Regional de Educação.

A Secretaria de Educação contou com a colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, bem como psicólogos para trabalhar questões como segurança nas escolas, valorização da vida, primeiros socorros, bem como saúde mental e a importância do autocuidado.

De acordo com a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, muito tem se falado sobre violência nas escolas e a forma de garantir a proteção de alunos, professores, equipe escolar e familiares que frequentam as Unidades Escolares. Vera salienta que o Estado, por meio da AMAI, tem organizado ações de orientações e sugestões de medidas de segurança a serem adotadas nas instituições de ensino, sendo que uma das primeiras medidas foi a criação do Comitê Regional de Segurança nas escolas.

“Este comitê, a partir de estudos, dados e levantamentos têm recomendado algumas ações que poderão ser adotadas para aumentar a segurança nas redes de Ensino. Dentre as recomendações pontuamos as capacitações que deverão ser ofertadas para os profissionais da Educação relacionados à segurança. Motivo pelo qual organizamos a capacitação aos nossos profissionais”, finaliza a secretária.