Secretaria de Assistência Social desenvolve capacitação com as servidoras do Acolhimento Casulo

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê vem desenvolvendo atividades de capacitação para os servidores. Na manhã desta terça-feira (23) proporcionou uma conversa entre o Procurador-Geral do Município, Fernando Dal Zot, e as servidoras do Serviço de Acolhimento Casulo sobre o tema Conscientização e Prevenção da Violência Institucional.

De acordo com o Procurador-Geral, Fernando Dal Zot, a violência institucional é definida como a violência praticada por órgãos e agentes públicos que deveriam responder pelo cuidado, proteção e defesa dos cidadãos. Por conta disso, trabalhar a conscientização e a prevenção deste tipo de violência é fundamental, especialmente falando de um serviço de acolhimento, que tem como objetivo principal promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral.

A Secretária de Assistência Social, Luciana Contini, reconheceu os esforços da equipe para garantir um atendimento adequado e acolhedor, reforçando que novas ações de capacitação serão desenvolvidas, além de um olhar mais voltado ao servidor que “cuida dos acolhidos e também precisa de cuidado”.

As ações fazem parte de um projeto de capacitação dos servidores que aborda diversas temáticas relacionadas às funções do cargo e busca a qualificação permanente de todos os envolvidos, além de promover um espaço privilegiado de fala dos servidores envolvidos e consequentemente a oferta de um serviço de excelência.