Secretaria de Assistência Social capacitará servidores que atuam no Acolhimento Casulo

Todos os dias, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) enfrentam novos desafios ao operar e consolidar a política pública de assistência social no Brasil. A expansão de um sistema tão complexo e recente requer a reconfiguração, qualificação e aprimoramento da capacidade de gestão e do exercício profissional para a garantia e consolidação de direitos.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social oferecerá assessoria à equipe que atua no serviço de Alta Complexidade – Acolhimento Casulo, por meio de oficinas. Serão três encontros no total com o foco nas relações humanas e empatia; comunicação e práticas colaborativas; e cuidado e afeto no acolhimento e no atendimento à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social. O primeiro foi nesta quinta-feira (17), o segundo será no dia 24 de novembro e o terceiro no dia 1º de dezembro.

O objetivo é identificar as fragilidades e potencialidades dos colaboradores, bem como promover o desenvolvimento da inteligência emocional, de forma empática e resolutiva, bem como, auxiliar na elaboração de estratégias de cuidado e de intervenção no atendimento às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, de modo mais humanizado e afetivo.