Reciclando o Futuro: programa fará reciclagem de materiais de escrita escolar em Xanxerê

Com o objetivo de levar a educação ambiental aos alunos e comunidade escolar do município de Xanxerê através da destinação correta dos materiais de escrita escolar, a Prefeitura de Xanxerê lançou na manhã desta sexta-feira (24) o Programa Reciclando o Futuro.

Lapiseiras, lápis de cor e de escrever, canetas, canetinhas, canetões, borrachas, apontadores e marca texto que não tem mais utilidade, serão recolhidos pelas escolas do município de Xanxerê, repassadas para a Secretaria do Meio Ambiente e enviados para a empresa Terracycle, de São Paulo, para a reciclagem. O material enviado gera pontos e esses pontos serão revertidos em valores que serão destinados à APAE de Xanxerê.

As idealizadoras do programa são alunas da pós-graduação em Educação Ambiental na Unoesc Xanxerê Daiane Gisele Guareschi e Janice Kovaleski. Daiane é servidora pública municipal e trabalha na Secretaria de Meio Ambiente. Ao apresentar o projeto, o mesmo foi abraçado pela Administração Municipal.

Daiane destaca que esses instrumentos de escrita são de difícil reciclagem, pois são pequenos e compostos por diferentes tipos de materiais os quais precisam ser separados. O que não é vantajoso para os recicladores, pois exige muito tempo e necessita de muito material para formar um quilo. Os mesmos acabam sendo descartados em aterro sanitário, ou ainda nas vias públicas, causando a degradação do meio ambiente.

Foram distribuídos cartazes para todas as unidades escolares da rede municipal, estadual e particular de ensino para auxiliar na divulgação do projeto e no recolhimento dos materiais para reciclagem.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento o prefeito Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, o presidente da Câmara de Vereadores, Rogério de Oliveira, o vereador Vilmar Zarembski, o procurador Geral do Município, Fernando Dal Zot, a primeira-dama Vânia Martarello, a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, a secretária de Assistência Social, Luciana Contini, o secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, o secretário de Obras, Transportes e Serviços, Leandro Marzari Silva, Odite Alievi, representando as escolas da rede privada, representantes da APAE, diretoras escolares, servidores públicos e imprensa.