Aulas da rede municipal de ensino iniciam no dia 18 de fevereiro em Xanxerê

As aulas presenciais da rede municipal de ensino de Xanxerê serão retomadas no dia 18 de fevereiro atendendo os Planos de Contingência Escolares, portarias e decretos vigentes que orientam o retorno de forma presencial e segura.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Vera Lúcia Corrêa, priorizando o atendimento de todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino, as aulas serão realizadas de forma híbrida e escalonada, ou seja, os alunos terão uma semana com aulas na escola e uma semana com aulas remotas em casa. As turmas serão divididas atendendo o espaçamento mínimo de 1,5 metros e durante a semana de atendimento presencial os alunos terão explicações de conteúdo, realização de atividades e avaliações. No período em casa serão disponibilizadas novas atividades referentes aos conteúdos estudados, fazendo uso do livro didático, caderno e folhas impressas.

Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), pensando no bem-estar, adaptação e rotina das crianças, a Secretaria Municipal de Educação optou por manter o atendimento com quatro horas por dia de segunda a sexta-feira. As famílias estão sendo orientadas pela unidade escolar sobre os turnos disponíveis conforme a idade da criança e capacidade das turmas para que possa atender de forma mais efetiva a família. No entanto, caso o número de alunos ultrapasse o espaçamento mínimo de 1,5 metros, a unidade escolar trabalhará com horário de aula diferenciado, podendo ser escalonado.

“Atender todas essas crianças nesse momento é nossa prioridade. Todos os esforços estão sendo feitos para que nenhuma família fique sem um espaço educativo seguro, onde possam deixar seus filhos e trabalhar com tranquilidade”, enfatiza a secretária.

Vera ressalta que as definições a respeito do atendimento serão tomadas de acordo com o acompanhamento e monitoramento das autoridades sanitárias. Caso a família opte por não enviar o filho à escola ou o aluno fizer parte do grupo de risco, serão oferecidas atividades online.