Prefeitura de Xanxerê abre edital para premiar Pontos e Pontões de Cultura

A Prefeitura de Xanxerê está com edital aberto para premiação de iniciativas, atividades ou ações culturais de Pontos e Pontões de Cultura, no valor de R$ 95.405,21, para o desenvolvimento da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Xanxerê, por meio da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), instituída pela Lei nº 13.018, de 22 de julho de 2014.

Trata-se de reconhecimento pela contribuição já realizada por Pontos e Pontões de Cultura (com ou sem CNPJ); além de entidades (com CNPJ) e coletivos informais (sem CNPJ) que ainda não são certificadas como Pontos e Pontões de Cultura, mas que têm características de Pontos de Cultura e serão certificadas por meio do edital 005/2024.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas de 29/10 a 07/11 através deste link. Não serão aceitas inscrições enviadas por outros formatos, nem fora do prazo.

O edital está sendo realizado com recursos do Governo Federal, repassados ao município de Xanxerê por meio da PNAB, e tem o valor total de R$ 95.405,21 para a premiação de 10 entidades e/ou coletivos, dividido entre as categorias descritas no edital, no valor de R$ R$ 9.540,52 cada prêmio.

PONTOS OU PONTÕES DE CULTURA

● Pontos de Cultura são entidades jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades.

● Pontões de Cultura são entidades com constituição jurídica, de natureza/finalidade cultural e/ou educativa, que desenvolvam, acompanhem e articulem atividades Insira sua logo aqui culturais, em parceria com as redes regionais, identitárias e temáticas de pontos de cultura e outras redes temáticas, que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação entre os diferentes pontos de cultura que poderão se agrupar em nível estadual e/ou regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando à capacitação, ao mapeamento e a ações conjuntas.