Meio ambiente é tema de trabalho de interação com crianças do CEMEI Novo Horizonte

Com o objetivo de estimular os cuidados com o Meio Ambiente, o CEMEI Novo Horizonte, localizado no bairro São Romero, em Xanxerê, desenvolveu diversas atividades relacionadas ao tema com as crianças que frequentam a unidade escolar.

A equipe escolar, em colaboração com as famílias, organizou o Projeto Cuidando do Nosso Planeta, o qual, dentre as interações previstas, teve contação de histórias, construção de brinquedos com materiais recicláveis, separação de lixo, plantio e distribuição de árvores, construção de jardim de flores e chás medicinais.

De acordo com a gestora escolar Rosa Maria Baldi, o CEMEI já vem há alguns anos trazendo essa proposta de trabalhar com materiais recicláveis nas atividades propostas, nos brinquedos e contação de histórias. “É um trabalho que vem sendo desenvolvido constantemente na preservação do meio ambiente no CEMEI, tendo em vista o quanto nosso ambiente tem sofrido com o descarte irregular do lixo”.

A secretária municipal de Educação, Vera Lúcia Corrêa, cita que os professores da rede municipal de ensino são sempre convidados a organizar propostas de atividades referentes aos temas que preocupam. “Esta é uma forma de participarem efetivamente dos problemas que afetam o mundo como um todo. E, durante os planejamentos da Educação Infantil em especial, é feito um trabalho constante de organização de experiências que explorem sucatas e outros materiais, com vistas a aproveitar aqueles materiais que seriam eliminados no ambiente e priorizando as brincadeiras com os brinquedos não estruturados.”