Prefeitura elabora cronograma de atividades para limpar ruas e calçadas

Com a chegada do inverno é comum encontrar pelas ruas de Xanxerê a equipe da prefeitura realizando as podas das árvores. Nos quintais das residências o cuidado com os jardins e árvores também devem ser intensificados. Mas, os moradores precisam ficar atentos antes de realizarem essa tarefa. De acordo com Rita Scaini, responsável pelo setor de Parques e Jardins da prefeitura em alguns casos, o resto das folhas e troncos das árvores retirados das podas é depositado em frente às calçadas e ruas das residências, dificultando o tráfego e sujando o local. Além disso, existe o risco de acidentes, caso haja contato com os fios da rede elétrica.

Para evitar esses transtornos a Administração Municipal elaborou um cronograma de trabalho. Desde o dia 13 de abril a equipe de Parques e Jardins, em parceria com a empresa Continental, esta recolhendo o material resultante das podas residenciais e realizando a poda de manutenção e limpeza nas árvores e canteiros das ruas da cidade.

De acordo com Scaini, é importante que os moradores separem todo o material nas datas em que as equipes estarão realizando esta limpeza. O cronograma foi elaborado a partir da divisão da cidade em cinco setores, seguindo os mesmos parâmetros da Agenda 21. Um desses setores atende o centro da cidade, por duas horas, das seis às oito da manhã para evita problemas de congestionamentos ou acidentes.

Ainda segundo Rita Scaini, alguns cuidados devem ser tomados no momento da poda das árvores. “O melhor momento para a poda é após a floração e frutificação das plantas. Também é preciso evitar a poda drástica, que retira todos os galhos e ramos, deixando somente o tronco da árvore, isso pode causar danos e até mesmo a morte da planta”, explicou Scaini ressaltando que próxima semana, os trabalhos serão feitos no bairro Veneza.

Serviço: O morador pode se programar. No site da prefeitura você encontra o cronograma de atividades das equipes, o endereço é http://www.xanxere.sc.gov.br/, ou através da ouvidoria, pelo telefone 0800 64 34567.