Famílias Fortes: 180 famílias de Xanxerê serão atendidas pelo programa

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), 180 famílias de Xanxerê serão atendidas a partir do dia 30 de abril pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) através do Programa Nacional Famílias Fortes em duas etapas.

O programa constitui uma proposta do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos visando o fortalecimento de vínculos familiares, buscando promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos, bem como a prevenção às vulnerabilidades sociais, saúde mental comportamentos de risco dos grupos familiares em todas as faixas etárias.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Contini, que esteve no lançamento do programa juntamente com o prefeito Oscar Martarello, o vice-prefeito Adenilso Biasus, e a diretora de Gestão do SUAS, Karine Ferronato Pretto, o objetivo do projeto é o fortalecimento dos vínculos familiares para que a família se sinta preparada e forte para enfrentar as dificuldades do dia a dia e para que os filhos possam estar amparados e seguros, protegidos pela família. “Esta é mais uma oportunidade de valorização e desenvolvimento pessoal das famílias que são atendidas pelos CRAS. Estamos bem felizes e entusiasmados com esse programa”.

O recurso financeiro para a realização do programa Famílias Fortes será disponibilizado pelo Governo Federal através da execução de profissionais da UFFS, com famílias mobilizadas pelas equipes dos CRAS de Xanxerê e em estruturas físicas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê.

As atividades serão realizadas aos sábados, atendendo 90 famílias em três módulos na primeira etapa e mais 90 na segunda etapa, totalizando 180 famílias ao longo de um ano.