EXPOFEMI 2022 – feira terá ciclo de palestras temáticas e tenda da inovação

A EXPOFEMI que já é uma feira consagrada e reconhecida nacionalmente. Nasceu como forma de valorizar e reconhecer a produção agrícola e mais especificamente a produção de milho, da qual Xanxerê sempre foi referência com altos índices de produtividade e qualidade que se destacam em nível nacional.

Ao longo das 18 edições já realizadas, a feira cresceu e, além do grão que é seu símbolo, tornou-se uma feira de pecuária, de comércio, de negócios, de entretenimento e de diversão. Entretanto, a cada nova edição tem ficado evidente que todos os setores que integram a EXPOFEMI trazem consigo o que há de mais inovador em suas áreas.

Em razão disso, a Comissão Central Organizadora resolveu criar pela primeira vez uma comissão específica para dar a atenção merecida à Inovação: a Comissão de Eventos de Tecnologia, presidida pelo Engenheiro Civil Carlo Antunes dos Santos, que entre outras atividades, atualmente preside a Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (SEAI).

“O objetivo desta comissão é plantar uma semente, apoiando e proporcionando que todo tipo de inovação tecnológica produzida aqui ou de interesse das empresas e população da região, seja reconhecida e tenha espaço para ser divulgada na EXPOFEMI”, comenta o presidente da Comissão de Eventos de Tecnologia.

Além de apoiar todas as iniciativas de expositores e colaboradores relacionadas à Tecnologia e Inovação, a Comissão de Eventos de Tecnologia estará apresentando na 19ª EXPOFEMI, que acontece de 30 de abril a 08 de maio, dois eventos: o Ciclo de Palestras Temáticas e a Tenda da Inovação

CICLO DE PALESTRAS TEMÁTICAS

O Ciclo de Palestras Temáticas acontecerá entre dos dias 04 e 08 de maio, no auditório dentro do Parque da EXPOFEMI, onde a cada dia serão apresentadas palestras relacionadas a cinco temas principais que mais representam a economia de Xanxerê e região: Agricultura, Pecuária, Indústria Metalmecânica, Construção Civil e Energia.

“Para cada tema pretendemos trazer dois ou três palestrantes que possam apresentar inovações, tendências, cases de sucesso e outros assuntos capazes de agregar conhecimento ao público alvo que é composto além de engenheiros, arquitetos e agrônomos, de empresários, produtores rurais, investidores, comunidade acadêmica e interessados em geral. Já fizemos diversos contatos prévios e estamos muito animados com a receptividade que tivemos até agora”, adianta Carlo Antunes, ao mesmo tempo que relata que nas próximas semanas a programação definitiva será divulgada.

TENDA DA INOVAÇÃO

Este outro evento, que a princípio deve se chamar “Tenda da Inovação”, acontecerá durante todos os dias da feira e será um espaço onde instituições que produzem algum tipo de inovação poderão expor ao público sua produção tecnológica. O local com quase 300m² será montado logo em frente ao Museu do Milho e contará com pelo menos 12 estandes onde instituições de ensino, fomento, pesquisa e outras estarão mostrando suas produções, sejam elas produtos, recursos, processos, práticas ou qualquer tipo de inovação capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Além de valorizar a produção tecnológica, a Comissão de Eventos de Tecnologia espera que especialmente os jovens possam visitar o espaço, sentindo-se estimulados a estudar, pesquisar, criar e empreender.

O presidente da comissão afirma ainda que o objetivo é mostrar ao público que diferentemente do que acontecia no passado, os avanços tecnológicos e a inovação não estão restritos aos tradicionais centros de ensino e pesquisa do país.

Entre as estrelas da Tenda da Inovação destaca-se a Tecnologia Assistiva, termo usado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão. A Comissão está buscando trazer uma série de inovações nesta área para apresentar ao público durante os nove dias de feira. “Todo este trabalho ainda depende de negociações para a definição de uma programação final, mas estamos trabalhando de forma incansável para a concretização da mesma”, finaliza o presidente Carlo Antunes dos Santos.