Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres retoma atividades em Xanxerê

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Xanxerê esteve reunido nesta quinta-feira (30) para a primeira reunião com a nova gestão biênio 2021-2023 com a retomada das atividades.

O Conselho, além de ser fiscalizador e deliberativo, tem um papel fundamental na construção de políticas que melhorem a qualidade de vida das mulheres xanxerenses. Segundo Karen Kintschner, que preside o CMDM desde 2018, a participação das entidades e do governo no debate das políticas públicas para mulheres é essencial para pensar uma sociedade mais justa.

Na reunião desta quinta-feira, além da pauta indicada pela convocação, as conselheiras tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre o trabalho das entidades, das organizações, movimentos e secretarias, como forma de trocar experiências sobre seus espaços de atuação.

O CMDM formou dois grupos de trabalho, um para discutir o Plano Municipal dos Direitos das Mulheres, e outro para revisar o projeto de lei original do Conselho. Também foi levantada pelas conselheiras e conselheiros a retomada da articulação da rede de apoio, bem como foi feita a solicitação às secretarias municipais acerca dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos para mulheres e a participação em ações desses serviços.

Karen destaca que Santa Catarina está entre os estados mais violentos do país para uma mulher viver, com a região Oeste sendo a mais violenta do estado, dados que foram agravados com a pandemia de coronavírus.

Dados apontam que em 2020 os canais de denúncias 100 e 180 registraram mais de 105 mil denúncias de violência contra as mulheres. Do total de registros, 72% são referentes a violência doméstica e familiar contra a mulher. O restante das denúncias, são referentes a violação de direitos civis e políticos, como condição análoga à escravidão, tráfico de pessoas e cárcere privado. Também estão relacionadas à liberdade de religião e crença e o acesso a direitos sociais como saúde, educação, cultura e segurança.