Após chuvas, equipe da Prefeitura de Xanxerê encontra lixos e entulhos em bueiros

Materiais jogados em locais impróprios geraram diversos pontos de alagamento

Todo tipo de lixo: garrafa de plástico, pedaço de móveis usados como portas de guarda-roupa e sofá, galhos, sacolas, entulhos e até pedaços de lonas foram encontrados em bueiros, impedindo o escoamento da água da chuva. Entre as razões dos pontos de alagamento registrados em Xanxerê, com a forte chuva do fim de semana, está o descarte incorreto do lixo produzido pela comunidade. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, da Prefeitura de Xanxerê, tem percorrido vários trechos e encontrado diversas tubulações entupidas com lixo.

O engenheiro civil, Udo Westerich, coordenou os trabalhos da equipe em vários pontos, como às margens da BR-282, e pelos bairros São Romero, Vista Alegre, Tonial e Colatto. Segundo ele, a quantidade de lixo nos bueiros impressiona, bem como a falta de cuidado da população.

– Em alguns locais tinham muitos galhos jogados, até porta de guarda-roupa e pedaços de beliche foram encontrados e várias lonas. Tudo isso impede que a água siga no fluxo e tem esses pontos de alagamento – comenta.

Ações efetivas são planejadas

O responsável pela Secretaria Municipal de Obras, Rivael Freschi, esteve reunido com o prefeito Avelino Menegolla, esta semana, juntamente com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri e o coordenador municipal da Defesa Civil, João Borba. A prefeitura encaminha junto a Fatma as licenças ambientais para a limpeza do Rio Xanxerê e seus afluentes. Por outro lado, a Defesa Civil inicia a realização do mapeamento de risco nas áreas de alagamento, para em seguida elaborar o projeto que vai apresentar ações efetivas para impedir novos registros. Para tanto, os recursos devem ser buscados com a Defesa Civil Estadual.

Assessoria de imprensa – Leticia Faria