Gestores da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre competências socioemocionais

Dando continuidade à programação de formações referentes às competências socioemocionais, as gestoras das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Xanxerê estiveram reunidas nesta sexta-feira (10) para acompanhar a palestra da psicóloga Marciana Calegari com o tema “O ponto de Apoio e Alavanca”.

A formação visa envolver os gestores acerca da discussão referente aos acontecimentos e a postura adotada pelos mesmos enquanto líderes de um grupo, a visão que têm da sua função e como influenciam dentre seus pares atitudes de envolvimento e de cuidado uns com os outros.

Para a secretária municipal de Educação de Xanxerê, Vera Lúcia Corrêa, este é um momento para oportunizar reflexão e reorganização do processo educacional, visto que as dificuldades estão presentes diariamente e as ações tomadas precisam ser repensadas com o intuito de minimizar os impactos e fortalecer o grupo.

“É preciso que repensemos a nossa prática e principalmente que nossas atitudes, nossos hábitos sejam revistos, mas principalmente o quanto cada uma de nós valoriza o seu trabalho e oportuniza ao outro o apoio necessário para que também se desenvolva intelectual e emocionalmente”, destacou a gestora Eliane Scanagatta Gabrielli.

A psicóloga Marciana Calegari salientou em sua palestra que é preciso que todos busquem o autoconhecimento e autodesenvolvimento continuadamente, o que possibilitará o crescimento pessoal e profissional, contribuindo com espaços mais humanizados e qualificados. “Trata-se de investimento em qualificação, mas também em saúde ocupacional, pois a saúde mental das pessoas tem impacto no seu local de trabalho. Por isso é fundamental que possamos dar espaços para diálogos sobre os desafios que os profissionais estão enfrentando, pois o diálogo torna o espaço democrático e humanizado, permitindo que as pessoas se sintam acolhidas para exercerem a função acolhedora em seu local de atuação. O diálogo construtivo possibilita aprendizagens e com elas nos tornamos profissionais ainda melhores”, finalizou a psicóloga.