Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê capacita cozinheiras e serviços gerais

A Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê realizou nesta segunda e terça-feira (26 e 27) uma capacitação às cozinheiras e serviços gerais que atuam nas escolas e CEMEIS da rede municipal de ensino.

O objetivo, de acordo com a secretária municipal de Educação, Vera Lucia Correa, foi promover a sensibilização sobre a importância das competências socioemocionais, como a estimulação e desenvolvimento podem favorecer o crescimento do potencial humano, assunto fundamentado pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “É de extrema importância que os profissionais da Educação estejam engajados neste novo desafio que está sendo orientado para a Educação Básica. E este foi um momento de sensibilização sobre o assunto para as cozinheiras e serviços gerais”.

A psicóloga da Secretaria de Educação, Marciana Calegari, fez uma palestra abordando a importância das Competências Socioemocionais, as quais estão sendo direcionadas para a prática da educação contemporânea, preparando as crianças para estarem ainda mais resilientes para enfrentar o momento atual. “Estamos passando por diversos desafios, que envolvem o pensar, raciocinar e lidar com emoções, por isso é fundamental envolver toda a comunidade escolar, incluindo os funcionários, pois também podemos aprimorar e desenvolver nossas competências socioemocionais, proporcionado espaços de trabalho mais saudáveis e consequentemente promover saúde emocional para o trabalhador”, destacou Marciana.

Marciana frisou ainda que esta ação de educação em saúde tem responsabilidade social envolvida para com a saúde mental do trabalhador, o que favorece e soma para um trabalho efetivo no cuidado com as pessoas, principalmente com as crianças e adolescentes.

A capacitação teve ainda uma palestra com a médica Larissa Covatti, que trabalhou sobre a Saúde da Mulher e uma apresentação da Diretora de Gestão do SUAS, Karine Ferronato Pretto, sobre a Política de Assistência Social aplicada pela Secretaria Municipal de Assistência Social no município de Xanxerê através de Serviços de Proteção Social Básica e Especial de média e alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“O nosso objetivo, enquanto secretaria, é ajudar a desenvolver características importantes como empatia, comunicação e resiliência no espaço escolar, pois aprimorando as relações interpessoais, de como lidar com as inseguranças, medo, amor, alegria, podemos ter uma vida mais saudável”, finalizou a secretária Vera.