Cesex De Olho no Futuro tira 340 crianças das ruas

O Centro Socioeducativo de Xanxerê-Cesex De Olho no Futuro, localizado no bairro São Romero, inaugurado em março de 2010, alcançou a marca de 340 crianças atendidas no período do contra turno escolar.

O Cesex De Olho no Futuro faz parte de uma rede formada por seis Centros Socioeducativos no município de Xanxerê, que atendem crianças de cinco a dezesseis anos de idade, com atividades como reforço escolar (apoio na realização dos trabalhos escolares, temas e leitura), capoeira, dança, informática, horto medicinal, jardinagem e paisagismo, manicure, formação humana (psicólogas que trabalham os valores éticos), artes (reciclagem, trabalhos manuais e costura) e brincadeiras.

A unidade do São Romero conta com biblioteca, videoteca, sala de informática, refeitório, almoxarifado, nove salas de aula, área de lazer e sala de jogos, além da estrutura administrativa.

Uma das atividades que já acontece no Cesex De Olho no Futuro e no Cesex Jovem Cidadão, no bairro dos Esportes, é o atendimento de crianças na faixa de cinco e seis anos, que saem dos Cemeis (creches) e não tem onde ficar depois da escola. No Cesex do bairro São Romero 46 crianças são atendidas e no bairro dos Esportes cerca de 40 crianças.

Para a coordenadora do Cesex De Olho no Futuro, Judite Trevisan Goes, esse trabalho evita que as crianças permaneçam nas ruas sob a mira do tráfico de drogas e da violência. “Antigamente, aqui no bairro, você via as crianças brincando pelas ruas, sem nenhum cuidado ou supervisão de um adulto. Isso é muito perigoso porque elas ficavam com muito tempo ocioso. Hoje, você não vê mais tanta criança por aí, porque a maioria está fazendo alguma atividade no Cesex. No início foi difícil, mas hoje todas as crianças gostam de ficar aqui. Tem brincadeiras, aulas, ajuda nos temas, dança capoeira, informática, regras. Elas gostam de participar das atividades, de se sentir úteis”, informa a coordenadora.

O Cesex De Olho no Futuro atende os bairros São Romero, Bela Vista, Monte Castelo, Castelo Branco, Sufiatti, Vista Alegre, Santa Cruz e Santos Dias.

Assessoria de Imprensa