Gestantes e portadores de fibrose cística acima de 18 anos serão imunizados de 17 a 21 de maio

A Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início à vacinação contra a Covid-19 em gestantes, puérperas e portadores de fibrose cística acima de 18 anos na próxima semana. Além disso, serão vacinadas pessoas com comorbidades com mais de 50 anos. A vacinação será realizada de 17 a 21 de maio na Arena Ivo Sguissardi das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16h30.

O município recebeu novas doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para a vacinação das gestantes, além de novas doses da Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Todas as pessoas com comorbidades devem apresentar no momento da vacinação laudo ou atestado da rede pública ou privada assinado e carimbado por um médico, que comprove as comorbidades. O documento ficará arquivado, por isso é importante levar cópia.

Para poder fazer a vacina é necessário ter em mãos o cartão SUS, CPF e laudo médico da comorbidade. Para fazer a vacina a pessoa não pode estar com sintomas de Covid e não ter contraído a doença nos últimos 30 dias.

As pessoas que fizeram a vacina da Influenza ou outras vacinas de rotina devem esperar intervalo de 15 dias para aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

17 A 21 DE MAIO

Serão imunizadas de 17 a 21 de maio as pessoas acima de 50 anos com diabetes mellitus; anemia falciforme; obesidade mórbida imc ≥ 40; cirrose hepática (child pugh a, b ou c);  hipertensão arterial resistente (har) (acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos); hipertensão arterial estágio 3/ hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade (pas ≥180 e/ou pad ≥110 / pas entre 140 e 179 e/ou pad entre 90 e 109 com loa ou comorbidade); pneumopatias crônicas graves (dpoc, fibrose cística e pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática); doença renal crônica (tfg 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas).

Pessoas com doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, cor pulmonale, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, angina estável, cardiopatia isquêmica, iam prévio, lesão valvar com repercussão hemodinâmica, portadores de próteses valvares, miocardiopatias, pericardiopatias, cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, fibrilação, flutter atrial, aneurismas e dissecções de aorta e grandes vasos, avc, ait, demência vascular).

Pessoas com deficiência física permanente (limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos / indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.)

ACAMADOS

As pessoas acamadas que fazem parte do grupo que será imunizado devem entrar em contato com o telefone 3441-8591 para fazer o agendamento da vacina em casa.

MODELO DE LAUDO PARA GESTANTES