Xanxerê pede recurso a Secretaria de Estado da Agricultura para ajudar em período de estiagem

Diante da situação que Xanxerê vivencia, com o período de estiagem trazendo transtornos a agricultores de diversas comunidades, o diretor da Secretaria Municipal de Agricultura, Edson Zape (Timão), busca apoio do governo do Estado. Ele esteve em audiência com o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, que garantiu a liberação de recursos para manter a distribuição de água no interior.

Timão explicou que são três caminhões realizando a entrega de água, chegando a 500 mil litros por semana. Sopelsa deve verificar ainda esta semana a situação para liberação de recursos.

– Apresentamos ao secretário nossa situação e ele nos explicou das possibilidades que pode ajudar Xanxerê. Vamos aguardar um posicionamento para ver o recurso que será liberado e, assim, seguir no abastecimento de água nas comunidades – diz o diretor.

Outro pedido foi referente a ajuda na perfuração dos poços artesianos. Timão relatou a necessidade de ajudar os agricultores das comunidades de Perau das Flores, Costa do Irani e região.

– Expliquei ao secretário de Agricultura e ao presidente da Cidasc, o Barbieri, sobre nossa intenção de fazer as perfurações dos poços no interior. O geólogo realiza a análise do solo e, depois dessa avaliação, vamos encaminhar nossa demanda para ter apoio do governo nessa ação – salienta.

Na reunião, o assessor jurídico Fernando De Marco esteve presente, bem como o diretor do Programa SC Rural, Julio César Bodanese. O presidente da Cidasc, Enori Barbieri, também recebeu o diretor da Agricultura de Xanxerê.

Assessoria de Imprensa