Comissão de Resposta deverá definir medidas para conter a Covid-19 em Xanxerê

A Administração Municipal de Xanxerê reuniu na manhã deste sábado (13) as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Promotoria de Justiça, Poder Judiciário, Hospital Regional São Paulo, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Conselho Municipal de Saúde para deliberar sobre as ações e medidas que serão adotadas para tentar conter a segunda onda da Covid-19 em Xanxerê.

Há uma preocupação muito grande por parte de todos os envolvidos, principalmente em razão de não haver mais leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional São Paulo, assim como em toda a região Oeste.

A Comissão de Resposta da Covid-19 deve se reunir neste final de semana para definir as ações que serão adotadas no município a partir da próxima semana para que o município possa diminuir a taxa de transmissão da doença e consequentemente o agravamento dos casos com necessidade de internação em UTI.

“Importante destacar que o município vem realizando mais de 150 testes por dia para detectar o coronavírus na população. Além disso, ainda em novembro de 2020 a Secretaria Municipal de Saúde credenciou laboratórios privados do município para que fossem realizadas as coletas e divulgação dos resultados com mais rapidez credenciou Laboratórios Privados dentro do município para que fossem realizadas as coletas e divulgação dos resultados em um menor tempo, quando comparado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen)”, enfatizou a secretária de Saúde Francis Mara Zago Pegoraro.

CENTRO DE ATENDIMENTO AO CORONAVÍRUS

O município de Xanxerê implantou no mês de março de 2020 o Centro de Atendimento ao Coronavírus, junto ao Hélio dos Anjos Ortiz, para fazer o atendimento dos pacientes com suspeita de Covid-19.

O local atende, desde o início da instalação, 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento, nesta semana, saltou de 28 no domingo, para 108 na quinta-feira. “É preciso que as pessoas entendam que o momento que estamos vivendo é delicado. Todos nós precisamos fazer a nossa parte na prevenção, nos cuidando, evitando aglomerações, pois as ações adotadas pelo Poder Público podem demorar de 7 a 14 dias para surtirem algum efeito em razão do período de incubação do vírus”, destacou o prefeito.

A Prefeitura de Xanxerê mantém disponível no site (xanxere.sc.gov.br) os relatórios com os dados do Boletim Chronos com relatórios diários e evolução dos casos, e um levantamento dos casos na região, além do Boletim Chronos Vacinação Covid, com o relatório dos vacinados no município contra a Covid-19.

COLETIVA DE IMPRENSA

Na próxima segunda-feira (15) a Comissão de Resposta da Covid-19 fará uma coletiva de imprensa para anunciar as medidas e ações que serão adotadas no município de Xanxerê em relação à pandemia.