Inaugurada nesta segunda-feira, EMEB Janete Cassol receberá até 800 alunos

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21) em Xanxerê a Escola Municipal de Educação Básica Janete Cassol. Localizada no bairro Leandro, a unidade escolar tem capacidade para receber até 800 alunos.

A escola conta com 12 salas de aulas, além de laboratório de informática e ciências, sala de professores, sala de direção, secretaria escolar, almoxarifado, auditório, cantina e quadra poliesportiva.

O investimento foi de R$ 5.690.471,75, dos quais R$ 3.533.908,59 são recursos do convênio com o FNDE e o restante, R$ 2.156.563,16, recursos próprios da Prefeitura de Xanxerê.

A EMEB Janete Cassol deve receber no início do ano letivo de 2021 entre 500 e 600 alunos do 1º ao 9º ano que hoje estão matriculados na EMEB Paul Harris.

A obra, que iniciou em maio de 2015, teve que ser paralisada em novembro de 2016 em razão da desistência da primeira empresa que havia vencido a licitação. A obra foi retomada em 2018, depois de adequações no projeto e da realização de uma nova licitação, sendo finalizada neste ano de 2020.

As salas de aula já estão sendo preparadas para receber os alunos no início do ano letivo conforme as determinações do Plano de Contingência Escolar – PlanCon.

A Secretária Municipal de Educação, Claudia Favero, destaca que a obra era muito aguardada por todos, não apenas pelos alunos, mas por todos os professores, que terão um espaço maior e adequado para as aulas. “Sempre lutamos muito pela educação do município de Xanxerê e, isso, veio para contemplar tudo o que trabalhamos nestes quatro anos. Esse ano conseguimos boas notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Todos trabalhando por uma educação de qualidade, isso é o que faz a diferença”.

O prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, ressaltou que os alunos terão um espaço apropriado para as aulas já para o ano letivo de 2021. Em relação a homenagem feita à Janete Cassol, com o nome da escola, disse ser muito merecida.

JANETE CASSOL

O nome da unidade escolar, Janete Cassol, foi proposto pelo vereador Adriano de Martini no ano de 2015 e aprovado por unanimidade através do projeto de lei 001/2015.

Janete Cassol nasceu em Concórdia em 1967 e se mudou para Xanxerê em 1974. Desde cedo Janete começa a se destacar nas pastorais da Igreja Católica, principalmente na Pastoral da Juventude.

Tornou-se uma voz ativa no município, atuando como membro da coordenação paroquial da pastoral da juventude, líder sindical, operária e membro atuante na política local.

Em 23 de dezembro de 1988, poucos dias após se formar e há poucos dias de assumir o trabalho no sindicato, Janete foi brutalmente violentada e assassinada, quando retornava do trabalho para casa.  Muitas suspeitas foram levantadas, porém o caso foi arquivado por falta de provas.