Coletiva de imprensa destaca importância da implantação do CoronaDados no município

A Prefeitura de Xanxerê, Defesa Civil, SESI/SC, ACIX e CDL concederam entrevista coletiva nesta segunda-feira (14) para falar do CoronaDados, sistema web disponibilizado para acompanhamento e monitoramento de sintomas em massa da COVID-19 que integra o Protocolo Corona.

O CoronaDados foi desenvolvido pelo SESI/SC ainda no mês de março de 2020 com o objetivo de ajudar a controlar a disseminação do novo coronavírus nas indústrias, sendo que agora está sendo ofertado às prefeituras, empresas e comércio em geral de forma gratuita.

O sistema monitora pessoas diariamente e pode identificar desde o início os primeiros sintomas da COVID-19 em todos os trabalhadores cadastrados. Com base nestas informações, as equipes de saúde e segurança do trabalho das empresas podem agir, promovendo o isolamento preventivo, testes e ações de higienização do ambiente.

O sistema permite acompanhar o tempo de recuperação dos infectados e contribui para o achatamento da curva de contaminação, evitando o colapso no sistema público de saúde.

Estiveram presentes na coletiva o Prefeito Avelino Menegolla, a Secretária de Saúde Francis Mara Zago Pegoraro, o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, o Coordenador de Operações SESI/ SENAI, Willi Robert Sobotka, o vice-presidente da ACIX, Realdo Tavares, e o presidente da CDL, Juliano Marció.

Quem tiver interesse pode fazer o cadastro gratuitamente no site coronadados.com.br. As empresas monitoradas receberão um selo com um QRCODE para colar na porta de entrada do estabelecimento, possibilitando que a comunidade possa verificar que a empresa é uma empresa segura e que faz o monitoramento precoce dos seus funcionários baixando, assim, o índice de transmissibilidade no município.

O CoronaDados tem o apoio da Prefeitura de Xanxerê, Defesa Civil Regional e Municipal, bem como das entidades patronais: Associação Empresarial de Xanxerê – ACIX, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Xanxerê,  Sindicato do Comércio Varejista de Xanxerê – SINCOVAR, Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Alto Irani – SIVAGAI, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê – SIMMEX, Sindicato da Indústria da Construção Civil – SINDUSCON, Sindicato da Indústria do Plástico e Artefatos de Borracha do Oeste Catarinense, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Xanxerê,  Sindicato dos Produtores Rurais de Xanxerê e Sindicato dos Contabilistas de Xanxerê e Região – SINDICONT.