Empossado Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação em Xanxerê

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (16) a posse do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) para a gestão 2019-2020. O conselho está incorporado à Diretoria de Transparência e Controle Social. Na oportunidade foi feita a eleição da Mesa Diretora, bem como discutido o Regimento Interno e a minuta do Edital da Incubadora Tecnológica.

O prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, esteve presente na solenidade, bem como o presidente da ACIX, Neimar Colpani. Foram eleitos como presidente do CMCTI o vice-presidente da ACIX e coordenador do projeto Teia, Realdo Tavares, vice-presidente o procurador geral do município, Fernando Dal Zot, secretário geral, Thiago Soffiatti Souza, e secretária executiva, Giovana Zandoná.

Para o vice-presidente do CMCTI, Fernando Dal Zot, a criação e posse do CMCTI é um grande passo para a efetivação daquilo que foi realizado no projeto TEIA, que foi transformado em projeto de lei, com empenho de várias instituições, dentre elas, poder público, privado, academia (universidade e demais segmentos da educação), além de outros órgãos e instituições. Agora, com a criação do conselho, foi dado mais um passo na efetivação dessa lei para que se consiga colocar em funcionamento a Incubadora Tecnológica no município.

O presidente do conselho, Realdo Tavares, ressaltou que o CMCTI é o que fará a triagem das ideias e dos projetos que serão demandados através do Projeto Teia e submeterá à aprovação e a partir disso os mesmos serão encaminhados à Prefeitura de Xanxerê que dará as condições necessárias para a implementação das ideias e dos projetos e também viabilizar os recursos para a implementação da incubadora tecnológica. “Nossa próxima reunião será em 21 de janeiro, na qual será feita a aprovação do Regimento Interno e avaliação do edital, que será um chamamento público, para as empresas interessadas participarem e ter acesso a Incubadora Tecnológica de Xanxerê”.

MEMBROS DO CONSELHO

Foram nomeados os seguintes membros para compor o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação: um representante do Gabinete do Prefeito Municipal: Fernando Dal Zot – Titular  e Andreza Gallas – Suplente; dois representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico:        Thiago Soffiatti Souza – Titular  e Charles Rabiolli – Suplente, Wilson Neudi Lohmann – Titular e Elisiane Menegolla – Suplente ; um representante da Câmara de Vereadores de Xanxerê: Adriano de Martini – Titular e Luiz Augusto Ceni – Suplente; um representante da Secretaria Municipal de Educação: Eliane Calegari Bebber – Titular e Jean Carlos Fiorini – Suplente; um representante do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estadual de Educação de Xanxerê; Ariana W. Morais – Titular e Dionisio Kohl – Suplente; um representante do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC: Eliane M. Z. Michielin – Titular e Marcelo André Toso – Suplente; um representante da Associação dos Municípios do Alto Irani – AMAI: Ingrid Aline Piovesan – Titular e Leocir Gandolfi – Suplente; um representante da Associação Empresarial de Xanxerê – ACIX: Realdo Tavares – Titular e Neimar A. Colpani – Suplente; um representante da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC: Leandro Dela Piccolla – Titular e Rafael Beltrame – Suplente; um representante do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio em Xanxerê – SENAC: Cledir Orlandi Naime – Titular  e Adailson Perissinotto – Suplente ; um representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE: Enio Alberto Parmegiani – Titular  e Eduardo Sganzerla – Suplente; um representante do Serviço Nacional de Aprendizagem da Indústria em Xanxerê – SENAI/FIESC: Vanderlei Antonio Duarte – Titular  e Edson Antonio Zatta – Suplente; um representante do Núcleo dos Jovens empreendedores da ACIX – NJE: Leonardo Rocha – Titular  e Vinicius Cassol – Suplente; um representante do Núcleo de Tecnologia da ACIX – NT: Roni Paulo Canali –Titular e Christian Garghetti – Suplente.