Professora compartilha experiências de ministrar aulas online

Com o desafio de ministrar as aulas de maneira virtual, os professores da rede municipal de ensino de Xanxerê buscam novos métodos para repassar o conteúdo. A forma que a professora regente do 4º ano e professora de alunos com deficiência do 7º ano da rede municipal, Clair Bebber Calegari, encontrou para prender a atenção dos alunos e conseguir explicar o conteúdo foi criar um grupo de WhatsApp e seguir as aulas com horários determinados e interagindo como se estivesse em uma sala de aula.

O principal desafio, segundo ela, foi a adaptação na forma de ministrar os conteúdos. “Cada professor está se reinventando e procurando a melhor maneira de ministrar a sua matéria, por meio de áudio, vídeo e fotos. Quando um aluno tem dificuldade em algum texto por exemplo, eu chamo ele no particular e oriento sobre o que tem que ser melhorado”.

Ela criou um grupo no WhatsApp com os alunos para estudo. “Por exemplo, das 14h às 15h vou ministrar a aula de português, os alunos entram neste grupo e acompanham os áudios que eu mando, explicando o conteúdo, e conforme as dúvidas vão surgindo, os alunos também mandam áudio pedindo mais explicação”.

De acordo com a professora, em torno de 90% dos alunos estão participando das aulas. “Apesar de não ser presencial, superamos a barreira virtual e conseguimos ministrar o conteúdo, os alunos estão aprendendo e o ano letivo segue, o que é muito importante para a educação”.

O conteúdo ministrado pelos professores é discutido em grupo e elaborado de maneira mais didática do que se estivessem na sala de aula, mesmo assim o material acompanha o plano de ensino e supre as necessidades de aprendizagem da matéria. Para a professora, a dedicação dos estudantes nesta hora é essencial para manter os estudos e também manter a mente dos mesmos ocupada com coisas produtivas.