Dia da Família na Escola é realizado nas 23 unidades de ensino municipal de Xanxerê

As unidades escolares municipais realizaram, no último sábado (7), o Dia da Família na Escola. A data passou a integrar o calendário de eventos das escolas e teve sua primeira edição oficial realizada em 2016. Neste ano, a edição contou com a presença de centenas de familiares que prestigiaram as atividades, superando o público de todas as edições anteriores.

O estímulo ao estudante, ao ver seus pais presentes no ambiente escolar, reforça a importância que os mesmos dão para a educação e este fato influência diretamente nos resultados dos alunos na escola. A secretária Municipal de Educação, Claudia Fávero, destaca a importância desse envolvimento.

– Fiquei muito feliz com a presença das famílias e com a excelente organização dos professores e da gestão escolar para recebê-los, pois o nosso objetivo é justamente aproximar cada vez mais a família, alcançando assim resultados mais positivos na construção de um projeto que não é apenas escolar, mas de vida. É maravilhoso essa troca, perceber que foi tudo preparado com muito carinho e dedicação pela escola e que os pais conseguiram se sentir acolhidos e parte do processo educacional da vida dos filhos – relata.

As 23 unidades escolares municipais estiveram mobilizadas para promover atividades como palestras, ações de estímulo à leitura e contação de histórias, oficinas de brincadeiras, ações na área da saúde e bem estar, além de jogos, oficina de horta confeccionadas pelos pais, dicas de cuidados com o meio-ambiente, apresentações culturais e outras ações recreativas e educativas além da  exposição do conteúdo pedagógico desenvolvido na escola até o mês de abril.

A presença dos pais na escola é uma valiosa ferramenta para o professor conhecer melhor o seu aluno, compreendê-lo e fazer com que aprendizagem se torne concreta e eficaz.

– Conhecer a realidade familiar é fator relevante na superação das dificuldades apresentadas pelos alunos – garante Eliane Gabrielli, gestora de uma das unidades escolares municipais.

O Dia Nacional da Família na Escola não é uma ação isolada, pois faz parte de um conjunto de atos previstos no próprio Regimento Escolar. Neste ano as escolas também contaram com parceiros que ajudaram a organizar as atividades e envolvendo assim não só os pais, mas toda comunidade do município.