Campanha de Vacinação contra Influenza inicia com idosos e trabalhadores da saúde

Inicia na próxima segunda-feira (23) em todo país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A campanha visa vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 06 meses a menores de seis anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores de escolas estaduais, municipais e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A campanha, que segue até o dia 22 de maio, visa ainda ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, ou seja, as pessoas de 55 a 59 anos.

A 1ª fase da campanha, que começa na próxima segunda-feira (23), vai atender o grupo dos idosos e trabalhadores da saúde.

A segunda fase da campanha, que iniciará dia 16 de abril, vai abranger o grupo de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições clinicas especiais.

A terceira fase inicia no dia 09 de maio (Dia D) com o grupo das crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

A secretaria municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica, através do Setor Imunização, destaca que para o grupo de professores e profissionais de saúde faz-se necessária a apresentação de documento de comprovação (carteira de identificação profissional, contracheque, crachá, etc).

As Unidades Básicas de Saúde do bairro dos Esportes, Vista Alegre, Vila Sésamo, Nossa Senhora de Lourdes estarão atendendo todos os dias das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

As Unidades Básicas de Saúde Castelo Branco e Hélio dos Anjos Ortiz contam horário de atendimento estendido das 7 às 19 horas para os pacientes em que estas unidades são referência para outros atendimentos.

DIA D

No dia 09 de maio (sábado), Dia D Nacional de Vacinação, todas as unidades de saúde estarão atendendo das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

De acordo com a Coordenadora da Sala de Vacina, Waldereza Dal Molin, todos deverão comparecer aos postos de vacinação munidos de documento de identidade, cartão SUS e cartão de vacinação, inclusive as crianças visto que, não será realizada vacinação nos Cemeis.