Comissão aborda processo de implantação dos novos leitos de UTI em Xanxerê

A Prefeitura de Xanxerê realizou nesta sexta-feira (12) coletiva de imprensa para falar sobre o processo de implantação dos novos leitos de UTI no Hospital Regional São Paulo (HRSP). O hospital já conta com 10 leitos de UTI COVID-19 cadastrados no Ministério da Saúde desde o mês de abril deste ano. Para a implantação de mais 10 novos leitos com os respiradores e monitores recebidos pelo Governo do Estado é necessário credenciamento junto ao Ministério da Saúde, bem como a contratação de profissionais e equipamentos.

O diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, destaca que a questão de recursos humanos é muito delicada na região Oeste, pois há um déficit de profissionais qualificados para atender, principalmente técnicos de enfermagem e enfermeiros, bem como médicos que tenham conhecimentos de UTI, porque não são todos os médicos que têm conhecimento de UTI. “Já iniciamos o processo de contratação de profissionais para que, assim que houver o cadastramento junto ao Ministério da Saúde se possa fazer a implantação dos mesmos”.

Já foi encaminhado ofício à Secretaria de Estado da Saúde para a implantação dos novos leitos, mas depende muito também da contratação de profissionais e os demais equipamentos necessários para a implantação dos leitos de UTI. “Independente do credenciamento, se precisar utilizar esses equipamentos e o estado não tiver nenhum leito disponível, nós estaremos utilizando, não deixaremos de atender em caso de haver necessidade”, enfatizou o diretor Fabio Lunkes.

O Promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, Marcos Augusto Brandalise, falou da preocupação em relação a falta de informações por parte do Governo do Estado quanto à implantação dos novos leitos de UTI. “Estamos com os respiradores parados há uma semana por falta de uma posição do Estado e isso nos preocupa muito. Precisamos que o Estado nos diga o que é necessário fazer para implantar os novos leitos para que possamos dar continuidade”.

O prefeito Avelino Menegolla também destacou a importância da participação do Estado nesse momento para que possa haver mais esclarecimentos em relação a isso. “Precisamos dar transparência nesse momento tão importante e delicado de pandemia. Essas ações em conjunto dão tranquilidade à comunidade e também às autoridades que estão atuando de forma conjunta e somando forças nesse momento”.

O presidente da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), Amelio Remor Junior, também participou da coletiva de imprensa e salientou que muito preocupou a região quando o HRSP atingiu 90% de taxa de ocupação de leitos de UTI há alguns dias. “Este é um ano que ninguém imagina passar, mas estamos todos trabalhando de forma conjunta para que toda a nossa população da região da AMAI possa ser atendida em caso de necessidade”.