Procurador Geral do Município conversa com alunos das EMEB Aparecida sobre uso consciente das mídias

Considerando a realidade do alcance e da massificação do uso das mídias por parte dos adolescentes, o Procurador Geral do Município de Xanxerê, Fernando Dal Zot, foi convidado pela direção da Escola Municipal de Educação Básica Aparecida para uma conversa com alunos e professores do 6º ao 9º sobre a importância do uso consciente e responsável das mídias nos dias atuais.

O encontro foi realizado na última semana onde o Procurador Geral do Município abordou temas como bullying virtual, difamação, chantagens, jogos eletrônicos e também a responsabilidade por quem faz uso das redes, mesmo que no anonimato.

Dal Zot destacou que a tecnologia que conecta pessoas por meio da internet e suas redes sociais pode causar dor de cabeça aos pais, professores e direção escolar e vem crescendo cada vez mais entre os adolescentes. “Muitas vezes os adolescentes se apropriam da internet com a sensação de poder e anonimato, achando que aquilo que está fazendo está protegido, que não terá consequências. No entanto, são muitos os meios existentes para se chegar aos responsáveis pelo envio de mensagens ou imagens”.

O fascínio que os jogos eletrônicos exercem, não somente nos adolescentes, também foi abordado. O Procurador Geral do Município orientou os alunos quanto a necessidade de saber administrar da melhor forma possível o tempo de suas vidas. “O objetivo foi repassar aos alunos o quanto é necessário a convivência entre as pessoas de forma presencial, de se cultivar amizades presenciais e não somente virtuais. Muitas vezes, o ambiente virtual estimula e fortalece a cultura da violência, o que não é algo desejável”.

Os alunos tiveram a oportunidade de fazer alguns questionamentos e colocações, demonstrando interesse e por vezes, certo espanto com algumas falas.

A diretora da EMEB Aparecida, Deonilde Balduíno, destacou que é preciso fomentar a empatia, o respeito para consigo mesmo e com os demais. “Precisamos aprender a respeitar a todos, indistintamente, termos uma convivência harmônica, construindo uma cultura da paz”.

Deonilde ressaltou ao Procurador Geral do Município de Xanxerê, Fernando Dal Zot, que a temática de conscientização não se esgotaria naquele momento da palestra e propôs aos professores que abordem em suas aulas reflexões mais aprofundadas com os alunos de maneira interdisciplinar.