Prefeitura de Xanxerê apresenta plano para gerenciamento de crise

A Prefeitura de Xanxerê apresentou nesta sexta-feira (05) o plano para o gerenciamento de crise de emergência em saúde pública. O plano visa oferecer uma diretriz a ser implantada no município nos processos de monitoramento e controle sanitário/epidemiológico. Além disso, o plano auxiliará na tomada de decisões que visam a segurança da saúde pública, do bem estar comunitário e do pleno desenvolvimento social e econômico.

O plano foi estruturado em níveis de resposta, baseado nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, com base no Plano de Contingência Estadual em Resposta a Emergências em Saúde Pública. O mesmo foi adaptado pela Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, de forma que toda ação deve ser proporcional e restrita aos riscos avaliados e cenários epidemiológicos existentes. O plano foi construído de maneira conjunta com a Comissão de Resposta ao Coronavírus, especialmente pela Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, Hospital Regional São Paulo, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público.

A implementação do plano para a COVID-19 se dá em quatros níveis: NÍVEL DE RESPOSTA 1 – ALERTA; NÍVEL DE RESPOSTA 2 – PERIGO IMINENTE; NÍVEL DE RESPOSTA 3 – EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA; NÍVEL DE RESPOSTA 4 – COLAPSO DA SAÚDE.

O NÍVEL DE RESPOSTA 1 – ALERTA

Este nível corresponde a uma situação em que o risco de introdução da COVID-19 no estado seja elevado e casos suspeitos estejam sob investigação. Neste nível foi criado e instalado o grupo técnico de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde para resposta ao coronavírus. Foi feita a preparação e capacitação das equipes de saúde para o enfrentamento à doença, bem como promovidas campanhas de prevenção da disseminação da COVID-19 com a divulgação de boletins e campanhas de educação em saúde nos meios de comunicação.

Além disso, no nível de Alerta foi instalada a Comissão de Resposta ao Coronavírus, composta por representantes de instituições de interesse do município, bem como reorganizada a rede municipal de saúde e instituído o regime de quarentena pelo Governo do Estado.

NÍVEL DE RESPOSTA 2 – PERIGO IMINENTE

Nível atual que o município encontra-se, o mesmo corresponde a uma situação em que há a confirmação do primeiro caso de Covid-19. Este nível poderá englobar, intensificar as ações do nível anterior e/ou acrescentar as novas ações.

Neste nível, se necessário, poderão ser criados e instalados grupos de trabalho por áreas específicas, intensificadas campanhas de prevenção por meios de comunicação e determinado o isolamento domiciliar de casos suspeitos e de casos confirmados. Além disso, neste nível foi assinado decreto municipal o qual orienta sobre as coletas de exames de identificação da COVID-19 no município seguindo as regras do Ministério da Saúde, regras para isolamento social de casos positivos/suspeitos e contactantes domiciliares.

É realizado ainda o rastreamento e acompanhamento de casos confirmados em estabelecimento comercial, industrial ou de prestação de serviço e, após a detecção de um ou mais pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 nestes locais, será realizada a investigação epidemiológica da possível rede de transmissão, com encaminhamento de recomendações de prevenção de contágio.

Neste nível pode ser feita a ampliação na rede municipal de saúde do atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus, bem como poderão ser instalados leitos de observação (12 horas) no Centro de Atendimento ao Coronavírus.

O município realizou ainda o repasse financeiro ao Hospital Regional São Paulo, provisoriamente, para manutenção dos leitos de enfermaria exclusivos ao atendimento de pacientes com coronavírus do município de Xanxerê.

O município poderá ampliar a equipe do serviço de acompanhamento, monitoramento e fiscalização dos casos suspeitos/positivos e contactantes de Covid-19 e criar grupo de fiscalização de cumprimento dos Decretos Municipais, bem como desenvolver cinturões sanitários no território municipal e desenvolver ações focadas em locais e/ou bairros com maior número de casos para COVID-19.

NÍVEL 3 – EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA

Neste nível será implantando no município quando houver um caso de cidadão confirmado de coronavírus para cada 500 habitantes além de aumento de 20% de casos confirmados/dia no município e 85% de ocupação em leitos de UTI na rede estadual de hospitais e/ou 70% de ocupação de leitos hospitalares nos hospitais de referência para a macrorregião Oeste e/ou 70% de ocupação de leitos hospitalares (UTI e enfermaria) no hospital de referência do município de Xanxerê.

Este nível poderá englobar, intensificar as ações do nível anterior e/ou acrescentar as novas ações como a intensificação do regime de quarentena, das barreiras sanitárias e controle de acesso ao território municipal, ampliação dos cinturões sanitários no território municipal bem como a aplicação dos protocolos de atendimento pré-hospitalar, para atendimento à COVID-19.

NÍVEL 4 – COLAPSO DA SAÚDE PÚBLICA

Neste momento há previsão de sobrecarga do sistema de saúde estadual em assistência hospitalar. Neste nível pode ser instituído o regime de isolamento total, inclusive em setores produtivos; intensificada a aplicação dos protocolos de segurança pública, bem como aplicados os protocolos específicos de assistência hospitalar, para a condição de sobrecarga da estrutura.

No caso de se atingir o nível 4, o município disponibilizará ao HRSP, através de decreto de cessão pública temporária, a estrutura física do Centro de Atendimento ao Coronavírus, bem como reorganizado o atendimento do Centro de Atendimento ao Coronavírus em outra Unidade Básica de Saúde do município para atendimento dos moradores do município de Xanxerê, que apresentem sinais e sintomas respiratórios e/ou sugestivos de COVID-19.

Neste nível ainda serão adotadas medidas de ações fúnebres, as quais seguirão os decretos federais, estaduais e municipais sobre as medidas de enfrentamento à COVID-19.