Prefeitura realiza mais de 500 atendimentos no Bairro Pinheiros

Foram seis dias de ações em aproximadamente setenta horas de atividades, em que a prefeitura se instalou no Bairro Pinheiro para realizar o projeto “Minha escola, Meu Bairro, Minha História,” que começou na segunda – feira (13/04) e só terminou neste  sábado (18/04), com o Gabinete do prefeito instalado na escola municipal Monteiro Lobato. O prefeito Bruno Bortoluzzi atendeu mais de cinqüenta pessoas, que retiraram fichas desde as oito e meia da manhã. De acordo com Bruno Bortoluzzi essas ações no bairro são importantes para aproximar a administração da comunidade. “Trazemos nossa prefeitura pra cá, é um dia a mais de serviço onde temos a oportunidade de estabelecer um contato mais direto com os moradores, saber quais são os problemas e sugestões e poder dar essa assistência rapidamente”, disse o prefeito afirmando que essa ação deve ser realizada no mês que vem em outro bairro de Xanxerê.

Na parte da manhã o prefeito também inaugurou na escola a sala do conhecimento, onde alunos e a comunidade terão acesso aos computadores para aprendizado e pesquisas pela internet. Além disso, prefeito Bortoluzzi, o vice Leandro Júnior Vigo e o secretário de educação Félix Dalmutt participaram do plantio de árvores.

Para as crianças houve diversão garantida com atividades de recreação e esportivas durante todo o dia, além de shows e teatros, que também foram realizados ao longo da semana.  Outras atividades também foram feitas ao longo do dia como corte de cabelo e serviço de manicure de graça a população, além de exames de colesterol, ao todo foram 50, e  exames de diabetes cerca de 60,  já o preventivo de colo de útero foi feito em 18 mulheres e 65 pessoas aferirão a pressão arterial, somando mais de 350 atendimentos . Além disso, foram ministradas palestras sobre educação familiar, orientação a saúde da mulher, saúde bucal e higiene pessoal, curso de artes, material reciclado e bordado. Todas as mulheres que participaram dos cursos expuseram seus trabalhos no sábado e depois levaram o que foi feito pra casa. O Odontomóvel (Unidade de Tratamento dentário de urgência e orientação) realizou mais de 180 atendimentos a crianças e adultos.  Segundo o prefeito a unidade deve permanecer no bairro por mais alguns dias.

Para saber qual foi a aceitação dos moradores pelo projeto, durante o sábado a secretaria de educação realizou uma pesquisa de opinião. Por meio de um computador instalado na escola, moradores de diversas idades e nível escolar responderam a um questionário.

Cem por cento dos moradores aprovaram a instalação do gabinete do prefeito no bairro. Cerca de oitenta por cento avaliaram como ótimo os trabalhos realizados durante a semana e também cerca de oitenta por cento dos que votaram acharam muito importante a realização deste projeto.

Dona Inete Schmitz, presidente da Associação de Moradores do Bairro diz ter ficado satisfeita com as ações. “As autoridades precisam fazer essas coisas pela comunidade. Antes tinha – mos que ir ao centro da cidade para ter todos esses serviços e durante essa semana tivemos tudo aqui, tudo perto de casa. Uma comodidade que os moradores só tem a agradecer”, ressaltou.

Ana Elise Zogheib – Assessora de Imprensa.