Treze jovens concluem curso de panificação através do Programa Pão da Vida

Uma nova oportunidade de vida: assim pode-se definir a formatura dos 13 jovens que participaram ao longo dos últimos oito meses do programa Pão da Vida, o qual oportunizou a eles uma oportunidade de renda e profissão. A solenidade de formatura foi realizada pela Secretaria de Assistência Social na noite desta quinta-feira (05) no auditório da Prefeitura de Xanxerê.

O Programa Pão da Vida, mantido pela Secretaria de Assistência Social de Xanxerê, objetiva oportunizar ao público jovem a formação profissional qualificada, permitindo acesso ao trabalho e renda, resgatando a cidadania e promovendo a autonomia dos jovens e suas famílias, prevenindo de situações de risco pessoal e social contribuindo para a ampliação da capacidade produtiva das famílias dos jovens atendidos.

O formando Marcus Cristopherman dos Santos disse que a experiência com o curso foi muito boa para ele e para os colegas. “Aprendemos coisas que a gente não sabia fazer na parte da panificação, e com as oficinas pudemos ter a oportunidade de saber um pouco mais sobre diversas profissões com profissionais que foram palestrar para nós ao longo do curso. Eu gostei da parte da panificação, me identifiquei muito, e é o que eu penso fazer. Tenho uma irmã que fez o curso aqui e hoje trabalha em uma padaria”, finaliza Marcus.

Os jovens participaram do programa durante oito meses nos quais tiveram oficina de panificação, com a produção de pães, massas, bolos, bolachas, e oficinas socioeducativas. O programa dispõe de 20 vagas anualmente para jovens de 16 a 18 anos.

O secretário municipal de Assistência Social, Olci Leonardo, parabenizou a equipe do Programa Pão da Vida por repassar o aprendizado aos jovens. “Este é apenas o começo de uma etapa da vida de vocês. Às vezes, apenas uma única oportunidade muda a vida das pessoas e esta, quem sabe, pode ser a oportunidade de mudar a vida de vocês. Continuem buscando conhecimentos, aprendendo, estudando, se aperfeiçoando, isso é uma coisa que ninguém tira da vida da gente”.

Após a solenidade de formatura, foi oferecido um coquetel aos presentes com diversos salgados e doces preparados pelos formandos.

FORMANDOS

Os jovens que participaram do Programa Pão da Vida e receberam certificado foram: Alisson Camargo, Anderson dos Santos, Claiton Alves de Oliveira, Dieine Kempru da Silva, Elisabete D’Avilla, Erika Rosa Dal’Médico, Fabio Baptista dos Santos, Francislei Roberto de Oliveira Junior, Kauane Maria Pereira David, Marcelo dos Santos Rodrigues, Marcus Cristopherman dos Santos, Mariele Sene e Tamires Baptista de Oliveira.