Prefeito em exercício e secretária de Saúde cumprem agenda em Florianópolis

O prefeito em exercício de Xanxerê, Arnaldo Lovatel, e a secretária municipal de Saúde, Irene Goralski, em viagem à Florianópolis nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), estiveram em visita na Assembleia Legislativa reunidos com a deputada Marlene Flenger, com os assessores dos deputados João Amin e Altair Silva, reivindicando que as emendas que estão sendo destinadas ao município possam ser revistas, uma vez que as emendas que haviam sido solicitadas estão sendo destinadas para compra de materiais, não podendo ser utilizadas para outros fins.

Em visita à Casa Civil, o prefeito em exercício obteve a informação de que ainda ontem a Casa Civil esteve reunida com sua equipe para rever esta questão “o que será muito benéfico para todos os municípios, não apenas Xanxerê, pois as mesmas seriam destinadas fundo a fundo, ou seja, do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, com os municípios podendo gastar com aquilo que entende como prioritário ser feito”, salientou Lovatel.

O prefeito em exercício esteve ainda nesta sexta-feira na Casan, protocolando um ofício solicitando o cumprimento do pagamento da primeira parcela do convênio do Saneamento Básico. Na oportunidade, foi feito o pedido para que os representantes da Casan possam se deslocar até Xanxerê para receber a Estação de Tratamento de Esgoto e que possam iniciar os testes e na sequência assumirem os serviços colocando a Estação de Tratamento de Esgoto em funcionamento.

Na sexta-feira a tarde, os dois estiveram na Secretaria Estadual de Saúde para conversar sobre as pactuações das clínicas renais, em razão da preocupação do município quanto aos atendimentos, pacientes renais e laboratórios. “Em visita aos deputados nós aproveitamos para reforçar o pedido de um repasse de verbas, um melhoramento na questão dos valores dos repasses não apenas do SUS como também do incremento do Estado para que os municípios não fiquem desamparados”, finalizou Lovatel.