Secretaria de Saúde fará dia D de combate ao Aedes aegypti em todos os bairros de Xanxerê

A Secretaria Municipal de Saúde através da coordenadoria da Vigilância Entomológica que atua no Programa de Combate a Dengue reativou a Sala de Situação. A ação consiste em intensificar a mobilização de combate ao Aedes aegypti, além de coordenar atividades junto à comunidade, monitorar os procedimentos e propor medidas efetivas. A principal preocupação é reduzir os focos do mosquito.

Xanxerê deixou de ser considerado município de alto risco em infestação, passando para médio risco com as ações realizadas. Para efetivar as ações, a Secretaria organiza um dia D de Mutirão, onde o primeiro já está confirmado para o dia 25 de agosto, na Unidade de Saúde que corresponde ao Bairro São Romero e região. O planejamento é realizar reuniões e mutirões, em conjuntos com todas as Secretariais Municipais, orientando a comunidade. Além de atividades com alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. A secretária Municipal de Saúde, Irene Goralski, ressalta a importância de uma ação conjunta entre agentes epidemiológicas e comunidade em geral, para combater o mosquito.

– Atualmente temos 14 agentes epidemiológicas, com as técnicas em campo, supervisionando e controlando as armadilhas distribuídas em locais estratégicos, além do laboratório entomológico para análise de larvas. Queremos envolver todos e realizar o dia D de mutirão de limpeza e recolhimento de materiais, além do uso de drone para verificar os locais em que a equipe não tem acesso – comenta.

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica, são cerca de 18 mil imóveis em Xanxerê distribuídos em 31 bairros, os quais precisam ser vistoriados para evitar a proliferação do mosquito.