Xanxerê realiza Dia D Vacinação contra o sarampo neste sábado

Objetivando imunizar a população xanxerense contra o sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (30) o Dia D Vacinação contra a doença. Todas as unidades estão abertas para atendimento à população das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas, inclusive as salas de vacinação.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Waldereza Dal Molin, o público alvo são os adultos de 20 a 29 anos, mas poderão ser vacinados também bebês com idade entre seis e 11 meses: dose zero; crianças com um ano: dose um; crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida.

“A vacinação é a única forma de prevenção, por isso, é de suma importância que todos estejam com as vacinas em dia. Por enquanto Xanxerê não teve nenhum caso confirmado de sarampo, mas algumas cidades da região já tiveram casos confirmados, por isso a preocupação em prevenir é ainda maior”, reforça Waldereza.

A enfermeira responsável pelo setor de imunização enfatiza que é necessário que as pessoas procurem as unidades de saúde com a carteira de vacinação para conferir se estão com as vacinas em dia.

O sarampo é uma doença respiratória aguda grave, transmitida pela tosse, espirro. Começa com febre, tosse, coriza, conjuntivite e pelo terceiro ou quarto dia surgem as manchas, por isso a importância de se imunizar e de procurar uma unidade de saúde assim que surgirem os sintomas.