Vigilância em Saúde cria ambientes para mostrar cuidados com mosquito da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê realizou na manhã deste sábado (23) o Dia D de mobilização para conscientização da erradicação do Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. A mobilização está acontecendo em todo estado em razão do aumento dos focos e dos casos de dengue em Santa Catarina.

A Vigilância Epidemiológica do município montou, na Praça Alcides Bernardi, no centro de Xanxerê, os ambientes para que a população possa ter o contato visual com o que é o certo e com o que é o errado na proliferação do mosquito da dengue.

No ambiente errado a Vigilância Epidemiológica preparou vasos de plantas com água, pote com água do animal de estimação, que deve ser higienizado toda semana, um balde com água parada, lona largada no pátio, pneu jogado, piscinas com larvas paradas.

Já o ambiente correto foi reproduzido com o vaso de planta com areia, garrafas vazias e com a boca para baixo. Além disso, foi levado até o local de concentração o microscópio para que as pessoas possam visualizar a larva e suas fases.

E a ideia deu muito certo. Várias pessoas, inclusive as crianças, passaram pelo local e pararam para ver como é o processo de desenvolvimento do mosquito e de que forma acabam errando no dia a dia e contribuindo com a proliferação do mosquito.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Márcia Puccini Vieira, salienta que o objetivo de montar os ambientes foi trazer a realidade dos ambientes domésticos, principalmente, para que as pessoas possam, ao ver como de fato é, mudar os hábitos em casa. “Queremos despertar um olhar mais atento nas pessoas, pois hoje o município está com 578 focos, ou seja, 37,5% de aumento em relação ao ano passado e esta é a época de maior risco, calor, chuvas de verão, calor em seguida, a larva precisa de menos tempo para que vire um mosquito adulto e o cuidado é imprescindível nesse momento”.