Ação de empreendedorismo escolar realizada em Xanxerê é destaque em evento estadual

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceira com o Sebrae/SC aborda o empreendedorismo escolar, onde envolve capacitação aos professores, para aplicação das práticas em sala de aula. Além de Xanxerê, as ações exitosas de Araquari, Itá e Itajaí foram selecionadas para apresentação no 17° Fórum da Undime, que aconteceu em Joinville, na semana passada.

Para participar, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) abriu edital para que todos os municípios de Santa Catarina cadastrassem as práticas exitosas. O objetivo era divulgar ações inovadoras nas redes municipais de ensino. Cerca de 290 propostas foram inscritas e avaliadas pela comissão julgadora.

Case realizado em Xanxerê

Desde 2017 os professores do município começaram a receber os treinamentos para trabalhar a temática empreendedorismo escolar. Os alunos receberam material produzido pelo Sebrae e Feiras de Empreendedorismo aconteceram em todas as unidades escolares de ensino Fundamental I como forma de encerramento anual dos projetos desenvolvidos por turma.

A coordenadora do projeto de 1º ao 5º ano, Elise Toffolo, acompanhou o processo  e comenta que a ação.

– Ver o brilho nos olhos das crianças quando percebem que eles produziram e conduziram todo processo que resultou nas feiras escolares é muito gratificante. Nenhum processo novo é fácil de ser implantado, mas com certeza este tema transversal veio a somar muito na educação destes alunos e unindo esforços dos professores, gestores, alunos e comunidade, foi  realmente um sucesso – garante.

Em 2019, o projeto passa a ser desenvolvido com alunos do 6º ao 9 º ano. A ideia é finalizar os encontros com uma Feira Municipal de Micro Empreendedores e projetos escolares, em parceria com a Sala do Empreendedor.

– Estamos em fase de implantação do projeto com alunos do ensino fundamental II, mas temos certeza que esta parceria com o Sebrae vai ajudar os nossos alunos a entenderem o processo de empreender em sua essência, desmistificando a ideia de que ser empreendedor está muito distante das realidades e ajudando os alunos inclusive a desenvolverem potencialidades que percebiam que já estavam intrínsecas em sua essência – comenta Elisiane Silveira, que acompanhando o projeto neste ano.

A secretária Municipal de Educação, Claudia Favero, disse que ficou muito feliz com a seleção do projeto e apresentação do case de sucesso desenvolvido no município  durante o Fórum da Undime.

– Foi uma forma de mostrarmos um pouquinho do que estamos realizando para melhorar a qualidade da educação no nosso município – finaliza.