Xanxerê fomenta ações de compras governamentais

Representantes da Prefeitura de Xanxerê participaram do Encontro Estadual de Compras promovido pelo Sebrae Santa Catarina com o apoio da federação catarinense de municípios – fecam. O evento teve por objetivo esclarecer aspectos importantes para aplicação dos benefícios para Micro e Pequenas Empresas e compras da agricultura familiar e apresentar boas práticas na área de compras.

O coordenador de licitação da Prefeitura de Xanxerê, Daniel Strada, acredita ter sido desafiador para vários municípios conseguirem participar do encontro em meio às atividades de fechamento do ano nas prefeituras.

– No entanto, foi a melhor época para podermos fazer uma análise retroativa e das perspectivas do que vem pela frente, além de encerrar 2018 com chave de ouro. Esse encontro oferecido pelo Sebrae Santa Catarina influenciou no aumento de networking entre os municípios e também entre Agentes de Desenvolvimento, pregoeiros, responsáveis por compras, atendentes de Salas do Empreendedor, entre outros – disse.

Strada destacou, ainda, que as diversas palestras, bate-papo e cases fizeram com que enxergasse a possibilidade de inovar o trabalho.

– Sei que posso contar com o auxílio do Sebrae, dos palestrantes e de colegas de outros municípios, fortalecendo o espírito de inovação e coragem para fazer a diferença, podendo contribuir com o desenvolvimento local e regional. Portanto, ouso comentar que os objetivos do encontro foram alcançados e que o ânimo injetado nos participantes resultará na qualidade e objetivos das prefeituras participantes do projeto Cidade Empreendedora – comentou.

A diretora de compras da Prefeitura de Xanxerê, Anaderge Farias, salientou a importância de participar do evento para fortalecer o conhecimento sobre as ações do dia a dia.

– Falar sobre o Encontro Estadual de Compras é como falar com um amigo que nos relata coisas que a gente sabe, mas que precisa ser lembrado. É atualizar-se de forma dinâmica com teoria e com exemplos de aplicação. É conhecer pessoas que possuem problemas e dúvidas semelhantes ao seu e gostar de dividir porque sente empatia – observou.

Anaderge também mencionou que os cases como o de Campos Novos que destacou a agricultura familiar de Maravilha, incentivando as compras locais, o depoimento prefeito de Bananeiras (Cidade Empreendedora em 2016), a palestra motivacional com um executivo de marketing como Luciano Pires, fazem com que a equipe da Prefeitura tenha orgulho do município de Xanxerê ter aderido ao Programa Cidade Empreendedora.

– Nos faz pensar que com um pouquinho de esforço também poderemos ter um case de sucesso e nos dá motivação para agir sempre objetivando a melhor forma em nosso dia a dia, mostrando que podemos fazer sim e que o correto será sempre mais vantajoso – finalizou.

O gerente de atendimento individual do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi, realça que o encontro atendeu as expectativas do público e cumpriu com o objetivo de promover a aproximação dos órgãos fiscalizadores dos municípios, fomentar a troca de experiências e melhores práticas entre os participantes, além de esclarecer pontos importantes para aplicação dos benefícios para MPE e compras da agricultura familiar.

Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora foi implementado no início deste ano em Xanxerê com o objetivo de intensificar o desenvolvimento econômico com aproveitamento das potencialidades locais. As ações incluem planejar, desenvolver, implementar e gerenciar 25 soluções que fortalecerão o empreendedorismo, a educação e o município como um todo.

Com informações da MB Comunicação