Programa VTA capacita recicladores em parceria com o Senai

Recicladores que fazem parte do Programa Veículo de Tração Animal (VTA) foram capacitados através do Senai. O curso, que foi gratuito, teve duração de dois meses e faz parte do Projeto Eu amo Xanxerê. Eu reciclo. O VTA é um programa da Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Departamento Municipal de Trânsito (Demut), Polícia Militar e Senai.

O projeto consiste em capacitar os recicladores de lixo em Xanxerê, promovendo uma forma sustentável de trabalho através de orientações para o desenvolvimento de ações de cooperativismo e associativismo. Os encontros foram divididos em módulos, onde no primeiro foi sobre Relações Humanas, o segundo sobre Gestão de processos e reciclagem e, o terceiro, sobre Direitos, deveres e possibilidades.

Dentre as atividades, os recicladores fizeram uma visita à empresa Alcaplas e estiveram também em Chapecó, visitando o programa Verde Vida. As atividades tiveram o acompanhamento das professores Geisa do Prado, João Alcimar Cardoso e Leomar Taparelo. A coordenadora do programa, Cleci dos Santos, acompanhou todas as atividades e destacou o envolvimento dos recicladores no projeto.

– Todos se envolveram no projeto, atentos a todas as aulas e as atividades realizadas pelos professores – comenta.

No encerramento, os recicladores participaram de uma confraternização e receberam os certificados.