Secretaria explica novo sistema que regula acesso a procedimento ambulatorial e hospitalar

A Secretaria Municipal de Saúde tem explicado, tanto aos moradores quanto aos vereadores, o novo sistema que regula o acesso aos procedimentos ambulatoriais e hospitalares. O Sistema Nacional de Regulação (SisReg) é online e foi criado para o gerenciamento de todo atendimento na saúde, com objetivo de proporcionar mais organização e controle de fluxo de acesso aos serviços, além da otimização na utilização dos recursos assistenciais, visando a humanização.

Na noite de segunda-feira (18), a secretária de Saúde Irene Goralski esteve em reunião com os vereadores, na Câmara Municipal de Xanxerê, onde explanou as ações e trabalhos da pasta, bem como detalhou o atendimento através do SisReg. A observação principal foi quanto a mudança no sistema de atendimento na chamada Porta SUS, onde o prontuário inicial terá que ser seguido, segundo a legislação em vigor e só um médico poderá alterar por exemplo, de uma consulta normal para urgência ou emergência, sem qualquer ingerência de prefeito, vereador, ou outra autoridade.

– É preciso informar a comunidade para reduzir as filas que são originadas na agenda aberta no estado e isso somente conseguiremos com as pessoas tendo o conhecimento necessário. No município precisamos buscar também uma atenção básica fortalecida. Hoje o cadastro SisReg precisa ser informado pelo sistema a todo momento, que é o sistema de regulação do Estado e nenhuma consulta, exame ou atendimento é feito sem o registro – afirmou a secretária.

O prefeito Avelino Menegolla participou de uma reunião, com os moradores do Bairro Vista Alegre. O encontro foi na Unidade de Saúde, em que parte dos membros da Associação de Moradores apresentaram as reivindicações e foram informados sobre os serviços e atendimentos da Secretaria Municipal de Saúde, bem como o SisReg.