Museu do Milho é contemplado com projeto cultural do Ministério da Cultura

Com o apoio técnico da empresa Catavento Produção Cultural e com a parceria da Diretoria de Cultura e o Município de Xanxerê, foi inscrito em abril de 2018 o projeto “Museu do Milho: história, memória e preservação do patrimônio cultural do Oeste catarinense” que está aprovado e segue para a segunda etapa, a captação de recursos, via destinação de imposto de renda conforme prevê os tramites da Lei Rouanet.

O projeto visa realizar pesquisa nos acervos do Museu do Milho, com a finalidade de preservar, registrar e divulgar aspectos socioculturais e históricos da formação da região Oeste catarinense, do município de Xanxerê e do Museu do Milho. A iniciativa prevê também a realização de oficinas de formação de multiplicadores em vários municípios do Oeste catarinense, produção de cartilha de apoio didático e documentário.

A instituição será beneficiada também com melhorias internas e externas nos ambientes do Museu. O valor do projeto é de aproximadamente R$ 200 mil. De acordo com o diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de Xanxerê, Diego Gonçalves, trata-se de um importante projeto por conta de diversas ações que serão realizadas.

– Vamos contar com diversas ações, oficinas, hispografia, teremos a presença de um museólogo atuando junto, enfim, é um projeto amplo  e também vai ter a melhoria e adequações  do espaço. Agora vamos correr para captar os recursos nas empresas. Estamos muito felizes com a aprovação e parceria – disse.

A coordenadora do Museu do Milho, Aguinetes Barfknecht, comenta que poder receber este recurso é de grande importância, pois os objetos e toda estrutura que hoje tem no museu estarão adequados conforme o Sistema Museológico.