“Um dos meus sonhos vai ser realizado”, diz paciente que fará cirurgia de catarata

A Secretaria Municipal de Saúde organizou para esta terça-feira (22), o Mutirão para Cirurgia de Catarata. A ação atendeu 90 pacientes do município, que foram encaminhados ao Hospital da Fundação de São Lourenço do Oeste. Para atender a necessidade de todos, foi disponibilizado dois ônibus o primeiro teve sua partida às 7  horas e o segundo saiu às 10 horas, de frente ao Pronto Atendimento Municipal.

A ação realizada é de suma importância para o município, pois tem como objetivo diminuir a fila de espera para as cirurgias. Irene Goralski, secretária Municipal de Saúde, comenta a relevância de o município participar do Mutirão.

– É muito importante participarmos do mutirão, pois temos pacientes que estão na fila de espera há algum tempo e necessitam passar por esse procedimento. A visão é essencial em nossas vidas e poder enxergar é um direito de todos, por isso devemos oferecer essa condição aos nossos pacientes – comenta.

Justino Alves de Moura tem 77 anos e foi para a cirurgia cheio de expectativa. Ele foi para o hospital acompanhado da filha e acredita que vai ser um novo momento na sua vida.

– Espero que tudo de certo, são três anos que não consigo ver direito e hoje posso dizer que um dos meus sonhos vai ser realizado – conta.

A ação ocorre através da parceria que o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a ADR de São Lourenço e municípios, realiza de 14 a 27 de maio. Esta é mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata na Fundação Hospitalar em São Lourenço. Custeada com recursos estaduais, a ação prevê 1,8 mil procedimentos, beneficiando cerca de dois mil pacientes do Oeste e Extremo-Oeste.

(Texto: Andrieli Buchi – estagiária)