Cultura recebe 21 propostas de projeto para primeira Edital Municipal de Linguagens

O Departamento de Cultura realizou, esta semana, no auditório da Prefeitura de Xanxerê, a abertura dos envelopes com as propostas do Edital Municipal de Linguagens, para seleção de projetos que contribuam com a produção artística, a difusão, o fomento, o consumo, a reflexão e a profissionalização dos processos de gestão cultural, estimulando a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens em suas variadas modalidades de manifestações artísticas e culturais no âmbito do Município de Xanxerê.

De acordo com o diretor de Cultura, Diego Gonçalves, ao todo 21 propostas foram apresentadas. O valor total disponível para a execução dos projetos é de R$ 140 mil.

– Este é um importante momento para nosso departamento, que promove a Cultura no município e, poder oportunizar nossos artistas com este edital nos deixa satisfeito. Esta foi a primeira vez a a administração atua neste formado – disse.

Agora, as 21 propostas serão avaliadas por uma comissão, compostas por profissionais que atuam no setor, e de fora de Xanxerê, fazendo que o processo seja totalmente transparente. Em seguida, conforme edital, os selecionados serão divulgado no site oficial da prefeitura e convocados para assinatura do convênio.

– Todos os projetos têm critérios, conforme o edital. A maior concorrência das categorias foi no formação em cultura, que são os cursos e oficinas. Não tivemos interessados na categoria livro-literatura, mas em outro vamos reabrir o edital para preenchimento – explica o Diego.

Nas demais categorias, artes populares e etnias, capoeira, artes visuais, artesanato, dança, musica, fotográfica e eventos artísticos tiveram inscritos.

– Se os projetos não atingirem a pontuação mínima e o valor não for totalmente utilizado, o recurso volta para o Fundo Municipal de Cultura e abre um novo edital – finaliza o diretor de cultura.