Projeto de reconstrução do ginásio Ivo Sguissardi contempla quadra de esportes

Prestes a completar três anos que o ginásio foi ao chão, por conta do tornado que atingiu Xanxerê, o Ivo Sguissardi hoje está em fase de construção, com previsão para as obras serem concluídas até o fim deste semestre. Em seu projeto arquitetônico de reconstrução, feito por engenheiro terceirizado pela prefeitura na gestão passada, contempla uma estrutura moderna, inclusive com quadra para a prática das principais modalidades esportivas.

Sabia mais sobre a quadra contemplada no projeto

Conforme o projeto, a referida quadra será de piso poliuretano, um sistema composto por mantas pré-fabricadas de grânulos de borracha SBR (Butadieno Estireno) aglutinadas com poliuretano especial. As mantas formam um piso flexível e monolítico (sem emendas), aprovado por diversas federações nacionais e internacionais. Esse tipo de produto deve receber acabamento final com pintura fosca antirreflexiva, resistente à abrasão, à compressão e a moderadas cargas pontuais. O piso é oferecido em diferentes cores e espessuras que variam de acordo com o fabricante, mas sempre deverá ser dada garantia de qualidade por tempo definido no contrato.

Ainda de acordo com o memorando descritivo do projeto, referente à construção da quadra, a sequência de execução segue a ordem: 1) o produto é colado sobre base nivelada de cimento, madeira ou asfalto liso com cola de PU (poliuretano); 2) em seguida ocorre a aplicação de selante e de duas demãos de PU bicomponente autonivelante; 3) por fim, o piso recebe pintura de acabamento final antirreflexiva; 4) em áreas sujeitas a cargas pontuais mais intensas, recomenda-se a instalação de entretela de poliéster entre a manta pré-fabricada de borracha e a camada de resina PU para reforço.

O piso que será fixado na quadra do Ivo Sguissardi é utilizado em grandes centros esportivos do Brasil. Porém, a administração busca recursos para posteriormente implantar uma estrutura ainda mais moderna para a prática dos esportes. De acordo com o secretário Municipal de Obras, Rivael Freschi, a intenção é acrescentar ao local uma quadra emborrachada ou de madeira, apenas como forma de proporcionar melhor desempenho do atleta nas competições.